TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação e trabalho

Por:   •  2/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  841 Palavras (4 Páginas)  •  931 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

                   

[pic 2]

        

[pic 3]

             [pic 4]

 UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB

Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD

AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA 2 – 2015.1

 

Disciplina: Educação e Trabalho

Tutor a Distância: Luiz Bazilio

Aluno (a): Claudineia Duarte de Oliveira     Matrícula.: 13212080094

Polo: Nova Friburgo

    1ª Questão: A partir do texto de POCHMANN (descrito na aula 5, texto 4) faça um pequeno resumo da experiência de inclusão social apresentada pelo autor e opine quanto à sua eficácia.

A Experiência da Inclusão Social, segundo escreveu o autor Pochman

A experiência que Pochman diz ocorreu na cidade de São Paulo, uma vez que os governantes ou parte deles observaram e constataram que precisava de se fazer uma ação para mudar o quadro socioeconômico da maioria da população de baixa renda que a cada ano crescia com um alto índice de analfabetismo, pobreza, desemprego, ou seja, a condição de vida dessa população era de extrema precariedade.

Após esse levantamento as autoridades junto com instituições e programas municipais, particulares e filantrópicos começaram a promover ações/ cursos de aprimoramento, capacitação, inserção desses cidadãos ao meio social. Os programas municipais começaram a se importar e agir em prol da população carente, eles sentiram a necessidade de dar um apoio prévio e temporário para que essas famílias tivessem u recomeço social, estrutural, cultural e familiar, porém para que haja esse recomeço foram criados vários projetos como: Renda familiar mínima, transferência de renda, bolsa trabalho,programas associados diretamente a educação, onde o objetivo era sanar o analfabetismo e a evasão escolar.

Esses  programas de ação social foram bem estruturados, ou seja, oram feitos através decursos que tinham duração mínima de 2 meses até cursos com duração de 10 meses, além da criação de um Banco do Povo no município de São Paulo beneficiando os cidadãos que tinham vontade de abrir seu próprio negócio, porém não possuía um fundo de renda reserva.

A preocupação e a perspectiva que os programas tinham eram articular e integrar as famílias, os cidadão na sociedade, promovendo assim a Inclusão Social de forma assídua, capacitando-os para o mercado de trabalho e para viver de forma mais agradável, melhor.

Segundo o autor,  todo esse trabalho só se formou porque os governos, instituições públicas e privadas se reuniram e criaram uma secretaria, a Secretaria do Desenvolvimento do Trabalho e Solidariedade ( SDST) onde o projeto teve como função principal trazer de volta 96 distritos a Inclusão Social, as atividade diárias da sociedade.

Em pouco tempo a SDST obteve resultado, começaram a surtir os primeiros efeitos, através da diminuição na taxa de homicídio, menos evasão escolar, maior respeito do cidadão para com a sociedade e mais união do mesmo, a população passou a compartilhar mais na parte de educação, ou seja, ocorreu mais interação entre as escolas e as famílias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (250.2 Kb)   docx (44.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com