Educacao
Por: Mo39 • 29/4/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 335 Palavras (2 Páginas) • 1.952 Visualizações
Por que tanta sobrecarga de trabalho para Prof.ª Margarete? Quem lhe impõe isso?
A professora Margarete tem uma atitude possessiva e autônoma, não incumbe funções, não trabalha em equipe,sendo que todas as escolas possuem uma equipe gestora, impondo a ela mesma essa sobrecarga de tarefas. Em seu trabalho utiliza-se de métodos antigos, hierárquicos, burocratizado, e centralizados. Pode ser resolvido de forma simples, onde possa trabalhar com a equipe gestora, fazendo um planejamento e delegando funções a cada um, motivando-os a desempenhar cada vez melhor suas tarefas, dando uma devolutiva do trabalho realizado em equipe. A gestora necessita também de algumas habilidades e competências e do autoconhecimento. Ela deverá ser técnica, humana , conceitual e política. Desta forma irá resolver e organizar seu tempo e sua gestão de forma mais consciente e eficaz.
Qual o tipo de postura ou comportamento da diretora que esta escola revela ?
D. Margarete revela o seu estilo tradicional e centralizador na forma de administrar a escola. A sua excessiva carga de afazeres deve-se, em boa parte, à centralização demasiada de impor os problemas que se tornaram absorvidos por ela e há uma expectativa de toda a escola no sentido de ser ela a única responsável pela resolução dos mesmos.
Qual estilo de administração é praticado?
A forma de Interação com os problemas de forma centralizadora, faz com que D. Margarete faça basicamente tudo sozinha dando a falsa superação dos problemas e ocupando o lugar do outro tornando um trabalho deseducativo.Consequentemente, isso trará mau desempenho das funções de gestora para D. Margarete e a escola.
É possível reverter essa situação?
Sim, certamente é na atividade coletiva que um conhecimento mais abrangente e verdadeiro da escola é construído. É através desse movimento, que se entrelaçam os diversos saberes que cada um possui, que cria a possibilidade de um conhecimento comum a todos. Com a participação das pessoa é que o respeito e a democracia se torna presente numa integração que compete ao espaço escolar.
...