Educação não formal e ensino profissional
Projeto de pesquisa: Educação não formal e ensino profissional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: elvisluiz23 • 10/11/2014 • Projeto de pesquisa • 310 Palavras (2 Páginas) • 500 Visualizações
Centro de Educação a Distância
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CURSO PEDAGOGIA
Educação Profissional e Educação em Ambientes não Escolares
Profª. Tutora EAD: Rita de Cassia Medeiros Gomes
Tema: Educação não-formal e Educação Profissional
Taboão da Serra - SP
18 de abril de 2013
Introdução
Neste texto pontuaremos a ação da educação não-formal e a possibilidade desta ação na sociedade, Educação não-formal são as atividades ou programas organizados fora o sistema regular de ensino, com objetivos educacionais bem definidos. A Educação não-formal vem tomando grandes proporções na área da educação na sociedade atual, um exemplo isso são as crescentes ações de instituições tanto governamentais, quanto não governamentais, prioritariamente no atendimento a criança e ao adolescente, a ação da educação não-formal se caracteriza como uma prática lúdica, cultural política e social.
Se estivesse claro para nós que foi aprendendo que aprendemos ser possível ensinar, teríamos entendido com facilidade a importância das experiências informais nas ruas, nas praças, no trabalho, nas salas de aula das escolas, nos pátios dos recreios, em que variados gestos de alunos, de pessoal administrativo, de pessoal docente se cruzam cheios de significação.
(FREIRE, 1997, p.50)
Educação não-formal
A educação não-formal, porém, define-se como qualquer tentativa educacional organizada e sistemática que, normalmente, se realiza fora dos quadros do sistema formal de ensino, a educação não-formal não se submete a ordenamentos jurídicos do Estado, compreende toda atividade educativa
organizada e sistemática que ocorre fora do sistema oficial de ensino, com o objetivo de facilitar determinados tipos de aprendizagem a grupos específicos da população. Refere-se àquelas “atividades com caráter de intencionalidade, porém com baixo grau de estruturação e sistematização, implicando certamente relações pedagógicas, mas não formalizadas”. (LIBÂNEO, 2008, p. 89).
Essas atividades educacionais, apesar de possuírem objetivos claros e bem definidos, são organizadas e estruturadas de maneira flexível. Apresenta um caráter complementar a Educação Formal, portanto, não conferem graus ou títulos aos seus participantes, apenas podem conceder certificados de aprendizagem obtida.
Como trata Gohn, (2006, p.3
...