Ensino médio e ensino profissional no Brasil
Resenha: Ensino médio e ensino profissional no Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: samdelmat • 10/9/2014 • Resenha • 210 Palavras (1 Páginas) • 440 Visualizações
Ensino Médio E Profissionalizante no Brasil
“A educação brasileira traz consigo a marca da dualidade estrutural que se caracteriza pela existência de tipos diferentes de escola para classes sociais distintas” (KUENZER, 2005).
A Educação Profissional no Brasil foi criada para atender crianças, jovens e adultos que viviam à margem da sociedade. As primeiras escolas que constituíram a Rede Federal de Educação Profissional tinham a função de instruir tais indivíduos através do ensino de um ofício ou profissão. Rede Federal de Educação Profissional foi adequando-se às novas demandas apresentadas pela sociedade. Neste processo, o ensino técnico teve momentos de maior ou menor proximidade e equivalência com relação à educação básica propedêutica.
A chegada de uma parcela cada vez maior da população ao ensino secundário provoca uma forte pressão por parte destes estudantes pelo acesso ao Ensino Superior, em busca de ascensão social. O Ensino Profissionalizante, muito mais do que qualificar mão-de-obra para a indústria, atua como válvula de escape, aliviando a pressão exercida pela sociedade por vagas nas universidades.
Na Ditadura Militar, a ampliação do acesso à universidade pela população representava o risco de se agravar o movimento de contestação ao regime político e o público alvo da Educação Profissional são jovens trabalhadores que chegavam ao ensino secundário e almejavam o Ensino Superior.
...