Educação à Distância: inovação para formação acadêmica
Trabalho acadêmico: Educação à Distância: inovação para formação acadêmica. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: m4riofelipe • 30/11/2014 • Trabalho acadêmico • 825 Palavras (4 Páginas) • 206 Visualizações
Educação à Distância: inovação para formação acadêmica.
Mário Felipe Pereira da Costa
Resumo
O objetivo deste artigo será ratificar a Educação à Distância como uma inovação na formação superior, com a tecnologia mesclada à metodologias de ensino das quais qualificam o aluno para um mercado de trabalho altamente competitivo que filtra os melhores e mais capacitados profissionais. Buscará diminuir ou erradicar dúvidas e preconceitos sobre esta modalidade de ensino com exemplos e situações que solidificará nossos argumentos indicam o E-learning é o “futuro” acontecendo.
Palavras-chave: Educação à Distância, E-learning, Qualidade.
Abstract: The purpose of this article will ratify the Distance Education as an innovation in higher education, with technology merged to teaching methodologies which qualify the student for a highly competitive job market that filters the best and most capable. Seek to diminish or eradicate doubts and prejudices about this mode of teaching with examples and situations that will solidify our arguments indicating that this new teaching tool is the "future" happening.
Keywords: Distance Education, Innovation, Quality.
1 Introdução
A evolução tecnológica nos trouxe a Educação à Distância(EaD) via Internet que é parte de uma inovação desde o século XIX com projetos que se iniciaram como Telecurso 2000, um dos mais conhecidos pela população devido sua forma televisionada de ensino. A EaD surgiu com o decreto 5.622, de 19.12.2005 caracteriza-se a educação a distância como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.
A partir daí surgiram as primeiras plataformas voltadas para qualificar, fiscalizar as atividades, acompanhar, interagir e formar profissionais de renome no mercado. Segundo o Anuário Brasileiro Estatístico de Educação a Distância (AbraEAD) um a cada 73 brasileiros estuda a distância independente do curso e grau de formação. Mais de 2,5 milhões de brasileiros estudaram em cursos com metodologias a distância no ano de 2007, segundo levantamento feito pelo Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância (AbraEAD), em sua edição 2008. A pesquisa inclui não só os alunos em cursos de instituições credenciadas pelo Sistema de Ensino, mas também grandes projetos de importância regional ou nacional, como os da Fundação Bradesco, Fundação Roberto Marinho e os do Grupo S (Sesi, Senai, Senac, Sebrae etc.).
2 Educação à Distância no Brasil
Esta modalidade de ensino surgiu na década de 1950 com os chamados curso por correspondência, em 1990 com a expansão da internet criaram os primeiros cursos online, hoje com a popularização da internet banda larga cresceu significativamente o número de instituições que disponibilizam este sistema educacional que dá ao aluno a possibilidade de formação com flexibilização de horário, total para curso 100% online e parcial para os semipresenciais, também trabalha com plataformas robustas nas quais os alunos podem interagir com professores, tutores, debater assuntos ministrados nas aulas, há uma cobrança rigorosa dos prazos para
...