Em busca de qualidade em alfabetização
Seminário: Em busca de qualidade em alfabetização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Casoni • 24/10/2014 • Seminário • 1.658 Palavras (7 Páginas) • 473 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE VALINHOS
Av. Invernada, 595 – Vera Cruz – Valinhos/SP – CEP:13271- 450 (19)35124900.
WWW.unianhanguera.edu.br
0800 941 4444
PEDAGOGIA
ATPS
LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
Etapa 02: Em busca de qualidade em alfabetização
Professora: Nelma de Carvalho
Ana Clara Dias Idino 1102001781
Claudia Regina Lopes 1102001762
Cristiane Aparecida Casoni Silva 1102001771
Marilene Maria Sobral 2321372152
Pamela Maria do Prado 1102000075
Sonia Aparecida Sousa 1102000082
Valinhos, 17 de setembro de 2012
Aula-tema: Em busca de qualidade em alfabetização.
Passo 1:
O texto é qualquer tipo de comunicação que seja expressa em forma verbal, escrita ou visual. Basicamente, a menor palavra que expresse algum sentido ao próximo, já configura um texto. Um exemplo bem comum do nosso dia-a-dia são as placas de trânsito. Em geral, são usadas com palavras curtas, que fazem sentido aos motoristas e pedestres, pois naturalmente obedecem às placas, e também, chegam ao seu destino. Assim, a medida que as informações ficam mais complexas, o texto ganha novas estruturas para acompanhar o objetivo do redator ao leitor.
Passo 2:
Nome do Texto – Autor Tipologia – gênero Faixa etária indicada
Oito anos – Adriana Calcanhoto Música 8 anos
Declaração de Amor – L. F. Veríssimo Poesia 10 anos
O sítio de Dona Benta – Monteiro Lobato Descritivo 9 anos
Advinha quanto eu te amo - Sam McBratney Descritivo 6 anos
Lobisomem – Domínio Público Lenda Brasileira 7 anos
Passo 3:
Há alguns anos, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo adota como um dos inúmeros materiais didáticos, a coletânea desenvolvida pelo Programa Ler e Escrever. Em especial, tem-se em destaque nesse Programa, um livro que reúne “parlendas, trava-línguas, adivinhas, cantigas de roda, canções, poemas e quadrinhos”. Há textos tradicionalmente brasileiros ou ainda, que são de domínio público. É relevante ainda dizer que esse programa foi elaborado, visando a alfabetização, e que teve como supervisora uma das maiores especialistas em alfabetização no Brasil: Telma Weisz.
A coletânea é composta somente por textos, e assim podemos concluir que a leitura é fundamental para alfabetizar.
Essa é uma oportunidade relativamente nova na Educação, pois quem não conhece alguém que fora alfabetizado pela cartilha? Suas figuras bem coloridas e atraentes e a expectativa da criança em sair por aí, lendo, era até então, método infalível. Basicamente, quando você aprendia a decodificar todas as sílabas e palavras, a satisfação era enorme, e obviamente não deve ser ignorada. A decodificação é uma das partes da alfabetização, mas muitos se satisfaziam com ela. Ao longo dos anos, no entanto, foi-se revelando um vácuo que ela ia deixando. Por mais que as pessoas tivessem a facilidade de decodificar e ler as palavras e as frases, foi-se notando a dificuldade em interpretar o que estava escrito.
O uso da leitura escrita e oral no processo de alfabetização faz o aluno perceber as diferentes formas de expressão que é possível fazer com a linguagem, e como seu uso é refletido de forma social. O aluno tem a oportunidade de perceber desde mudanças na voz até as mínimas estruturas do texto. Permite ao aluno o desenvolvimento de habilidades próprias como a imaginação e a criatividade – coisas dispensáveis pela cartilha.
Conforme recente entrevista dada a revista Nova Escola, Telma Weisz afirmou que “os analfabetos funcionais são fruto de uma escola que produz não-leitores e não escritores.” Ela ainda afirmou que, antigamente, a maior preocupação era “escrever certo”, ou seja, era mais importante o ensino da gramática. Mas não era notado que os bons textos são escritos por quem tem a leitura e redação hábitos usuais.
O uso da leitura na sala de aula é agradável e interessante aos alunos, e pode até ser uma forma de diversão. A leitura dá aos alunos, a oportunidade de serem pessoas pensantes e ativas. É como diria certa frase: “Ler é viajar sem sair do lugar.”
Passo 4
Atividades com procedimentos dos alunos
1) A partir da leitura oral de “Lobisomem”, faça a reescrita da história com suas palavras.
2) A partir da leitura de “Advinha quanto eu te amo”, faça a lista das coisas com que foram comparadas o amo do pai e do filho.
3) Como você acha que se escreve a palavra “Reveillon”? (deverá ser ditada pela professora a pergunta – feita de forma oral)
Atividades cartilhescas
1) Preencha com a sílaba que falta:
A__REI O PAU NO GA__
MAS O GA__ NÃO MORREU
DONA CHICA ADMIROU-SE
DO BERRO, DO BERRO
QUE O GA__ DEU:
MIAU!
Anexos:
Texto 1:
Oito Anos
Adriana Calcanhoto
Por que você é Flamengo
E meu pai Botafogo
O que significa
"Impávido colosso"?
Por que os ossos doem
enquanto
...