Entrevista
Por: lilisophia • 10/6/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 484 Palavras (2 Páginas) • 262 Visualizações
ENTREVISTA COM A PROFESSORA 1
A professora 1, trabalha com alunos de 05 anos é formada em Magistério, Letras/Literatura com pós, atua há 13 anos na educação infantil. Escolheu essa profissão porque a mãe era professora e ela se encantava com tudo que a mãe fazia, isso a influenciou bastante. Gosta do trabalho que realiza pois se identifica com crianças nessa faixa etária (04 e 05 anos), por que as mesmas são carinhosas e sinceras, vê no professor uma grande responsabilidade pois as crianças são pequenas e estão na fase de formação.
Ela começa sua aula acolhendo os alunos com oração e canções, fazendo leitura dos cartazes do tempo, números, combinados, alfabeto e chamada, logo após os leva para ir ao banheiro e tomar água, de volta a sala organiza uma roda de conversa para trabalhar a interação e a socialização, logo após aplica a atividade.
Diz que seus alunos são amáveis, porém há dificuldade por não ter a participação de alguns pais, o que dificulta o relacionamento professor e aluno.
Quanto ao comportamento inadequado, procuro conversar e explicar que papai do céu fica triste quando eles agem assim e peço para pedir desculpas ao coleguinha. Quando eles se comportam adequadamente faço elogios, e digo a eles que estou muito feliz com o comportamento deles.
ENTREVISTA COM A PROFESSORA 2
A professora 2, trabalha com alunos de 04 anos é graduada em Pedagogia com pós em alfabetização e letramento, atua a 10 anos de educação infantil. Escolheu essa profissão porque gosta de educar e se identifica com crianças. Acredita que da forma que trabalha ela contribui na formação de caráter e formação de valores, procurando depositar em cada uma delas sua própria cultura e tem oportunidade de aprender com elas cada dia. As vantagens que vejo ao trabalhar com essa faixa etária é que sou muito paciente, porque muitas vezes a criança fica nervosa ou chora até se adaptar ao novo ambiente. Então procuro ser carinhosa e firme na medida certa e nas ocasiões necessárias.
Inicia a aula com orações, leitura do alfabeto, explora letras dos nomes dos alunos e imagem impressas em um alfabeto que é afixado na sala, onde os alunos mantém contato visual com o mesmo, assim memoriza o seu conteúdo. Gosta de trabalhar com atividades como cantar fazendo gestos, dançar, bater palmas, pés, por ser experiências importantes para as crianças, pois elas permitem que se desenvolvam o senso rítmico, a coordenação motora, fatores importantes também para o processo de aquisição da leitura e da escrita.
Meus alunos são amáveis, porém carentes de amor e carinho, há uma maioria que moram com os avós, tios e em orfanatos, diante dessa situação eu procuro tratá-los iguais para não gerar um desconforto entre eles.
Quanto ao comportamento faço sempre elogios, digo que estão de parabéns, e quando acontece algo que não está de acordo, converso bastante e explico que não se deve fazer e o coloco no cantinho do pensamento.
...