Estágio Sensório Motor: Piaget, Luquet e Lowendelf
Por: 23553678 • 22/3/2020 • Trabalho acadêmico • 997 Palavras (4 Páginas) • 151 Visualizações
Introdução teórica
Jean Piaget
Piaget descreve o desenvolvimento cognitivo como uma série de estágios. Cada estágio contém uma mudança produtiva de um tipo de comportamento ou pensamento para outro.
Estágio Sensório Motor
O primeiro estágio é o sensório motor, começa de 0 aos dois anos de idade. O bebê nesse período vai evoluindo, no início começa com movimentos involuntários, depois a fazer o exercício com o corpo e a coordenação motora começando a querer pegar tudo que vê, empilhando objetos, aponta aquilo que quer (não tem a fala) e utiliza o corpo para dizer o que ele quer que com o tempo as palavras vão surgindo e aumentando seu vocabulário.
Estágio pré-operatório
O estágio pré-operatório vai dos dois anos aos 7 anos de idade, onde a criança apresenta um sistema de representação e utiliza símbolos, como palavras para representar eventos, lugares e pessoas.
Está também na função simbólica, compreensão identidades, compreensão de causas e efeito a capacidade de classificar e a compreensão de número. Como Piaget nos mostra, que as crianças não tem a capacidade de pensar com lógica, até o estágio das operações concretas na terceira fase da infância.
Estágio operações concretas
O estágio das operações concretas é dos sete anos aos doze anos de idade, a criança pode resolver problemas de maneira lógica, tendo percepção da diferença entre a aparência e a realidade dos objetos entra elas são competentes com os números e capazes de diferenciar a realidade da fantasia.
Estágio operação formal
Por fim, no estágio de operações formais tem início aos 12 anos de idade e estende até a vida adulta. A pessoa pensa, lida com as situações hipotéticas e pensar em possibilidades.
As operações formais dão uma nova maneira de manipular a informação. Os adolescentes não são mais limitados, com isso tem a liberdade de pensar no que poderia ser verdade e não apenas no que é verdade.
Georges-Henri Luquet
Luquet compreende o desenvolvimento do grafismo infantil em quatro etapas importantes, sendo Realismo Fortuito, Realismo Gorado, Realismo Intelectual e Realismo Visual, demonstrando que o desenho sofre mudanças e destacando uma realidade que vai se modificando conforme a criança vai avançando em idade. Para ele a principal característica do desenho infantil é a realidade, onde quando a criança desenha expressa uma intenção.
Realismo Fortuito
O grafismo começa pelo rabisco, que ainda é muitas vezes encarado de maneira pejorativa, sendo ignorado em favor de um desenho orientado para a representação de uma realidade visual.
No Realismo Fortuito a criança começa a fazer traços sem objetivo algum, mesmo sabendo que os riscos realizados podem querer demonstrar um objeto determinado e, a criança não considera a idéia de possuir a mesma habilidade. Podemos identificar nesta fase as famosas “garatujas”, ou seja, “rabiscos” que são os primeiros traços que a podemos observar nos desenhos das crianças.
Realismo Gorado
A segunda fase descrita por Luquet é o Realismo Gorado, quando a criança quer ser realista em seu desenho, reproduzir sua forma. Porém acaba sobrepondo uma fase de aprendizagem onde está cercada de fracassos e sucessos. O exagero das dimensões está presente nesta fase, onde a criança não faz relação entre os elementos do desenho.
Realismo Intelectual
No Realismo Intelectual a criança tenta reproduzir o objeto representando não só o que se vê, mas tudo o que ali existe e dar a cada elementos para sua forma exemplar. Havendo duas fases: o plano deitado (os objetos não são representados em sua forma real, mas deitados em torno de um ponto, por exemplo, as árvores ficando de cada lado da estrada) e a transparência ou representação paralela do objeto e seu conteúdo, porque a criança mistura pontos de vista diferentes.
Realismo Visual
É geralmente em torno dos doze anos, podendo ser desde os oito ou nove, que aparece o final do desenho infantil, marcado pela descoberta da profundidade e a subordinação às suas leis, daí uma perda, uma diminuição do progressivo do grafismo, que perde seu humor e tende a utilizar traços de produções adultas. Posições de um objeto (esquerda, direita, acima, abaixo).
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