Estagio Series Iniciais
Por: Fernanda Granzoto • 9/11/2021 • Trabalho acadêmico • 2.816 Palavras (12 Páginas) • 188 Visualizações
[pic 1]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA – 8º SEMESTRE
FRANCIELE GRANZOTO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ANOS INICIAIS
TEMA: EU ME AMANDO, AMANDO O OUTRO= MUNDO DE PAZ
MARAVILHA[pic 2]
PINHALZINHO
2019
FRANCIELE GRANZOTO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ANOS INICIAIS
TEMA: EU ME AMANDO, AMANDO O OUTRO= MUNDO DE PAZ
Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA – 8º SEMESTRE.
Tutor eletrônico:
Tutor de sala:
PINHALZINHO
2019
INTRODUÇÃO
As diferentes áreas de conhecimento e os conteúdos que serão trabalhados no decorrer desta docência são importantes e necessários para a aprendizagem e desenvolvimento integral dos sujeitos, instigando e promovendo a construção de novos conhecimentos e significados, englobando as dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais dos saberes, através de um movimento e organização didático-pedagógica interdisciplinar, articulando as áreas do conhecimento e os dados levantados durante a observação.
Portanto, as situações, experiências e atividades que serão desenvolvidas no decorrer da docência pautaram-se pela problematização, o diálogo, a interação, a construção coletiva, a análise, a reflexão e a representação dos fatos, fenômenos e acontecimentos, buscando, assim, a promoção do desenvolvimento humano e a formação das funções psicológicas superiores que são indispensáveis para a vida dos indivíduos. Além disso, a criança será pensada em sua integralidade e historicidade, onde nenhum aspecto será menosprezado na organização do processo formativo e pedagógico a ser desenvolvido.
São muitas as situações em que as crianças apresentam formas diversificadas de aprender tendo um bom desempenho e uma boa participação em sala. Um exemplo, os alunos realizam as contas e operações matemáticas usando copinho e canudinho para contagem feitas no papel.
Levando em consideração a realidade, experiências, vivencias sociais, familiares de cada criança devemos partir através desse conhecimento para buscar trabalhar no que é necessário. Sendo assim, as manifestações das crianças, que expressem suas formas de entender, analisar e perceber os fatos, fenômenos e acontecimentos ao seu redor, deverão ter prioridade e servir como ponto de partida para o desenvolvimento dos conteúdos, da organização metodológica e pedagógica das aulas, para assim ampliar novos horizontes, envolvendo-os em diferentes atividades, situações e experiências.
Cada criança tem seu jeito e forma de aprender e interpretar os conteúdos que são trabalhados no dia a dia, e como professora estagiaria preciso estabelecer uma relação onde o aluno tenha confiança e possa interagir para um bom entendimento e rendimento nas aulas.
TEMA: EU ME AMANDO, AMANDO O OUTRO = UM MUNDO DE PAZ
OBJETIVO GERAL: Promover desenvolvimento e aprendizagens entre os saberes previamente produzidos pelos estudantes e os conhecimentos sistematizados desenvolvidos no espaço escolar acerca dos temas “EU ME AMANDO, AMANDO O OUTRO = MUNDO DE PAZ ”, visando ampliar o conhecimento.
REFERENCIAL TEÓRICO:
O caminho metodológico proposto pelo professor reflete uma opção política de transmissão de conteúdo ou de autonomia na construção de conhecimentos e saberes. Para tanto, como professora estagiária também lanço mão de estratégias e atividades que contribuem para formação de um tipo de sujeito de acordo com uma determinada postura e atitude profissional.
Assim, o caminho metodológico que embasará e orientará o planejamento é a concepção sócio interacionista ou sociocultural de Vygotsky, a qual é base também da Proposta Curricular de Santa Catarina (1998).
Esta concepção considera que o ser humano se constitui como tal por meio das interações e relações que estabelece com as outras pessoas, o meio e as coisas, sendo que a aprendizagem possibilita a formação e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores (atenção, inteligência, pensamento abstrato, raciocínio lógico e dedutivo, entre outras), que são características especificamente humanas. Essas funções constituem-se primeiro no nível social (Inter psicológico) e depois no nível individual (Intra psicológico), por isso a importância da cultura e da mediação do outro no processo de desenvolvimento e aprendizagem humana.
Assim, o trabalho e a construção coletiva são aspectos indispensáveis nos ambientes escolares, as trocas e diálogos entre as crianças e com a professora possibilitam elaborações mais significativas e coerentes sobre os conteúdos e temas trabalhados.
Os estudantes da turma de 2º ano, então, gostam de conversar e interagir entre si e com a professora, relacionar e analisar fatos e conteúdos de acordo com seus conhecimentos e vivências, expressar suas opiniões, desejos e conhecimentos através de diferentes linguagens. A interação e a mediação fazem parte da vida e do dia a dia escolar, sendo aspectos importantes e relevantes na organização e planejamento do processo educativo, onde a professora estagiária e os alunos constituíram-se como tal e construíram conhecimentos e saberes sobre o tema de forma coletiva.
De acordo com Vygotsky (1989), a escola e os professores devem organizar e planejar situações e mediações pedagógicas que incidam sobre a zona de desenvolvimento proximal dos estudantes, que é a distância entre aquilo que ele já sabe (nível de desenvolvimento real) e aquilo que está em vias de ser construído (nível de desenvolvimento potencial). Além disso, deve considerar a existência de diferentes tipos de ritmos e tempos de aprendizagem que ocasionam a junção em uma mesma sala de aula de zonas de desenvolvimento proximal heterogêneas, que refletem características, vivências e conhecimentos variados.
...