MEMORIAL DE ESTÁGIO: SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Por: Syrlean • 16/8/2015 • Trabalho acadêmico • 3.041 Palavras (13 Páginas) • 1.526 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ - UESC[pic 1]
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB
CURSO DE PEDAGOGIA
ÂNGELA MARIA BARBOSA
SANDRA MARIA SANTOS DE MELO
MEMORIAL DE ESTÁGIO: SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
JEQUIÉ/BA
2013
ÂNGELA MARIA BARBOSA
SANDRA MARIA SANTOS DE MELO
MEMORIAL DE ESTÁGIO: SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Memorial de Estágio apresentado à disciplina Estágio Supervisionado II – Séries Iniciais do Ensino Fundamental, orientada pela docente Rosenaide Ferreira dos Reis Ramos, para fins avaliativos.
Tutora Presencial: Izaulina Meira Almeida
JEQUIÉ/BA
2013
"Não haverá borboletas se a vida não passar por longas e silenciosas metamorfoses."
Rubem Alves
AGRADECIMENTOS
Primeiramente a Deus, pelo dom da vida. Pela fé e coragem que a nós proporcionou nos momentos em que por várias vezes pensamos em desistir.
Aos nossos familiares pela força que sempre nos impulsionou a seguir em frente rumo aos nossos objetivos.
Aos colegas de curso pela parceria constante durante a caminhada acadêmica.
Ao diretor, funcionários e professores da escolar campo de estágio, que muito prontamente ajudaram durante a nossa estadia no colégio como estagiárias, dispensando-nos todos os recursos para o sucesso do mesmo.
Por fim, queremos agradecer aos professores que nos orientaram durante o estágio, pela ajuda dispensada teórica e praticamente. Crescemos pessoal e profissionalmente. Será um prazer nos reencontrar-nos novamente em outras jornadas acadêmicas.
SUMÁRIO
| 05 |
2. DESENVOLVIMENTO………............................................................................ | 07 |
3. CONSIDERAÇÖES FINAIS............................................................................... | 12 |
REFERÊNCIAS...................................................................................................... | 14 |
ANEXOS................................................................................................................. | 15 |
- INTRODUÇÄO
Sabe-se que o Estagio Supervisionado é um momento de grande importância para a formação do profissional docente, visto que é neste momento que ocorre o contato com os profissionais e o público que atuam no ambiente de trabalho onde possivelmente o acadêmico de Licenciatura desenvolverá seu trabalho futuramente.
O estágio supervisionado nos cursos de licenciatura é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/96).
A prática em sala de aula leva-nos a refletir como será o dia-a-dia enquanto docente nas series iniciais, pois na universidade aprendemos apenas as teorias e é bem diferente da prática de estar à frente de uma classe com 20, 30 ou 40 alunos (a depender da escola), onde cada um desses alunos tem suas peculiaridades e muitas dificuldades nas áreas de exatas (de uma forma geral). Sabendo que cada indivíduo pode aprender de formas diferentes, o professor deve estar preparado e atento, sempre refletindo sobre sua prática educativa.
Desta feita, o presente memorial de Estágio tem por finalidade apresentar uma série de reflexões do fazer pedagógico enquanto teoria e prática, sendo de fundamental importância para os futuros professores das series iniciais. O Estágio é um momento de reflexão para se perceber criticamente a realidade e o processo de ensino-aprendizagem.
Através deste memorial, faremos uma síntese dos referenciais teóricos e práticos aprendidos e desenvolvidos no decorrer do estágio, promovendo uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido, facilitando assim, a análise crítica da atuação do futuro profissional.
As atividades estão descritas em ordem cronológica de acordo com as atividades realizadas no período de estágio, que foi composto de três etapas: observação, co-participação e regência, ambas desenvolvidas na Escola M unicipal Aurino Nery, no município de Jequié, Bahia.
Todas as aulas foram planejadas utilizando-se pesquisas nos livros didáticos, artigos eletrônicos e páginas da internet, tendo como base as observações feitas nas aulas assistidas.
O período de observação justificou-se pela necessidade de uma reflexão sobre a dinâmica do cotidiano da unidade escolar, verificando os aspectos gerais de funcionamento normal da escola e a co-participação proporcionou um contato direto com a sala de aula levantando informações sobre a prática docente, relacionando com a teoria estudada.
A regência permitiu reunir elementos que possibilitaram um encontro das duas dimensões: teoria e prática que integram o fazer pedagógico.
Na parte final deste memorial são apresentadas ainda algumas considerações finais que poderão contribuir nos próximos Estágios, com a esperança de que as dificuldades sejam revistas e os momentos de conquista sejam compartilhados.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 MEMORIAL DE ÂNGELA
O primeiro momento do estágio foi o de observação. Acreditamos este é de suma importância para a formação do professor, pois gera reflexão e consequentemente ação. Ao observarmos, estamos enriquecendo nossa prática pedagógica e tendo maior clareza da importância do olhar amplo, investigador. Para Madalena Freire
...