Estagio em espaços não formais
Por: Nadia Cabral Pinheiro • 24/11/2015 • Relatório de pesquisa • 3.691 Palavras (15 Páginas) • 450 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
NÁDIA CABRAL PINHEIRO RU: 773488
TURMA: 2012/05
PORTFÓLIO
UTA GESTÃO EDUCACIONAL
SÃO LEOPOLDO
2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
NÁDIA CABRAL PINHEIRO RU: 773488
TURMA: 2012/05
PORTFÓLIO
UTA GESTÃO EDUCACIONAL
Relatório de prática tutorial apresentado à UTA–Gestão Educacional-Modulo C-Fase 1, no curso de Licenciatura em pedagogia à distância do Centro Universitário Internacional UNINTER.
Tutor local: Viviane Mattos Battistello
Centro Associado: São Leopoldo.
SÃO LEOPOLDO
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.............................................................................................................4
1 ESTUDO DO TEXTO................................................................................................5
1.1 AS CONCEPÇÕES E A ORGANIZAÇÃO DE GESTÃO ESCOLAR....................................................................................................................5
2 ANÁLISE DO FILME ESCOLA DE ROCK...............................................................8 considerações finais.......................................................................................12
REFERÊNCIAS..........................................................................................................14
[pic 1]
INTRODUÇÃO
Pesquisar é um processo que objetiva entrar em contato com o novo, a escola e os espaços educativos presentes em nossa sociedade exigem que os profissionais atuantes nesses espaços atendam os mais diversos desafios postos no cotidiano escolar.
Os professores necessitam ter um olhar de pesquisador crítico e reflexivo, procurando através da pesquisa melhorar e qualificar cada vez mais as suas práticas pedagógicas, transformando a escola tradicional para uma escola inclusiva de qualidade para todos.
Esta pesquisa busca conceituar, analisar, compreender, através do estudo de texto do livro da disciplina sobre as concepções de gestão escolar e a elaboração de um texto discursivo, relacionando o filme indicado e os capítulos do livro da disciplina e o papel do pedagogo nos espaços formais e não formais da educação.
A metodologia usada foi um estudo de texto dos capítulos indicados no livro da disciplina e a relação do filme assistido com os estudos das disciplinas, respondendo a os questionamentos pertinentes a pesquisa.
Temos como parte integrante desse relatório a introdução e o desenvolvimento sobre o estudo de texto e a elaboração de um texto discursivo do filme indicado, fazendo relação com o capítulo do livro.
Para novos tempos é necessária uma escola nova, identificada com o processo de construção digno e coletivo para todos e nós futuros pedagogos devemos ser agentes de transformação levando em conta as necessidades dos alunos, para isto é necessário uma constante pesquisa e aprimoramento que qualifique cada vez mais a nossa prática docente e para isso esse trabalho terá contribuído para a nossa formação profissional.
[pic 2]
- ESTUDO DE TEXTO
- AS CONCEPÇÕES E ORGANIZAÇÃO DE GESTÃO ESCOLAR.
Data da década de 30 os primeiros estudos da escola como organização de trabalho. Há toda uma pesquisa sobre administração escolar, estes estudos foram marcados por uma concepção burocrática, funcionalista, aproximando as características da organização escolar à organização empresarial. Durante a década de 80 os estudos referentes a essa área se constituíram em uma disciplina, comumente denominada Organização do Trabalho Escolar. Nestas circunstâncias, adotou-se uma abordagem crítica sobre o tema, frequentemente restringindo a análise da escola dentro da organização do trabalho no capitalismo.
Essencialmente, existem duas concepções diferenciadas em relação às finalidades sociais e políticas da educação: a concepção científico-racional e a concepção sócio crítica.
Na concepção cientifico-racional prevalece uma visão mais burocrática e tecnicista de escola. A instituição escolar é tomada como uma realidade objetiva e neutra, devendo funcionar racionalmente e, por isso, deve ser planejada, organizada e controlada, de modo a alcançar melhores índices de eficácia. Este é o modelo mais encontrado na realidade brasileira.
Na concepção sócio crítica, a organização escolar é concebida como um sistema que agrega pessoas, destacando-se o caráter intencional de suas ações, a importância das interações sociais no seio do grupo e as relações da escola com o contexto sociocultural e político.
Para além desta dualidade epistemológica, alguns estudos abordam uma divisão mais abrangente do fenômeno organização e gestão escolar. Esquematicamente, podemos considerar quatro concepções: a técnico-
[pic 3]
científica (tradicional), a autogestionária, interpretativa e a democrático-participativa.
...