Estrutura e Organização da Educação Brasileira Educação e diversidade
Por: hingridga • 30/5/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 4.075 Palavras (17 Páginas) • 265 Visualizações
Faculdade Anhanguera de Brasília[pic 1]
Pedagogia
Disciplinas: Estrutura e Organização da Educação Brasileira Educação e diversidade
Tutora: Patrícia Belezia
DESAFIO PROFISSIONAL
Aliny Das Neves de Oliveira (R.A: 8946156431)
Greyce Kelly D.de Menezes (R.A: 8742157202)
Hingrid Gabriela (R.A: 8737110382)
Luana da Cunha Rodrigues (R.A: 8978198908)
Maria de Jesus Silva Souza (R.A: 8944187312)
Brasília, Abril de 2014
INTRODUÇÃO
Atualmente nos encontramos em uma sociedade multicultural, e o local que reflete toda essa diversidade cultural - a escola -, se ver alicerçada pelas mais diferentes bagagens culturais, com isso a escola enfrenta o grande desafio imposto pela a sociedade, o de adequar as práticas educacionais, de forma onde possa dar espaço a todas as culturas.
A escola não deve ser vista como um ambiente que apenas transmite conhecimento, com um currículo homogeneizado, cientificista, com conteúdos que não condizem com o cotidiano dos alunos, mas deve ser considerada um grande centro cultural, onde as diferentes linguagens e expressões estão presentes e onde deve haver a aprendizagem da diversidade e a compreensão do outro.
É necessário que a escola dê uma resposta positiva ao tema da diversidade no ambiente escolar, sabendo acolher essas diferentes culturas e utilizando formas para que essas culturas sejam reconhecidas e respeitadas tanto no ambiente escolar quanto em ambientes externos à escola.
Todos que participam do grupo escolar, possuem papéis importantes na formação dos cidadãos, mas o professor como mediador do conhecimento, exerce uma função mais próxima em sala de aula, sendo capaz de intervir, criar diálogos entre as culturas, e com isso gerando novas mentalidades, que irão atuar de forma positiva na construção de uma nova sociedade, livre de preconceitos e discriminação.
O objetivo desse desafio profissional é o de sugerir formas que podem auxiliar no trabalho dos docentes no tema sobre diversidade na escola, como os professores podem analisar a diversidade que há entre os alunos em trabalhos (desenhos) aplicados em sala de aula e como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica e Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil tratam a necessidade de observar a diversidade e o multiculturalismo nas escolas.
Organizar práticas pedagógicas que estejam em sintonia com o Projeto Pedagógico Curricular da Escola Municipal Saber Conviver e planejar uma festividade que considere a diversidade familiar dos alunos será o grande desafio dos professores e coordenação pedagógica. A partir deste momento este será o seu desafio também, promover a diversidade e o multiculturalismo:
Plano de Aula (Projeto)
NOME DA ESCOLA: Escola Municipal Saber Conviver
PROFESSORES: Aliny, Greyce, Hingrid, Luana, Maria de Jesus.
DISCIPLINA: Conteúdo interdisciplinar
TEMPO ESTIMADO: Três semanas
Atividade para a valorização da diversidade existente na escola, para ser apresentada em data comemorativa (Dia dos pais/ Dia da família).
OBJETIVOS:
- Trabalhar a questão da diversidade e multiculturalismo;
- Construir identidades raciais e de gênero positivas;
- Valorização de diferentes culturas;
- Estimular respeito às diferenças;
- Promover a socialização.
MATERIAIS NECESSÁRIOS: Fotografias, textos escritos pelos alunos, revistas, filmes, lápis de cor, folhas de papel, canetinhas, cartolina, laboratório de informática, aparelho de DVD, máquina fotográfica.
DESENVOLVIMENTO:
1° ETAPA: Fornecer informações aos alunos sobre o que se pretende trabalhar no projeto a ser apresentado no dia da família (Dia dos pais). Os alunos assistirão filmes que contam histórias sobre algo que envolva o tema família (A procura da felicidade, A árvore dos sonhos, Ensinando a viver e etc.). Em seguida o professor irá fazer questionamentos sobre o que ocorreu no filme.
2° ETAPA: Será entregue aos alunos papel sulfite (1/4) para que eles desenhem um peixinho, como desejarem... (estarão à disposição lápis preto e de cor, borracha, giz de cera, tesourinha etc.) e depois recortem. Em seguida eles, assim que terminarem vão se dirigir até a lousa e fixarem seu peixinho no aquário. Após todos fixados, os alunos irão observar o que realizaram e deverão manifestar o que entenderam sobre a atividade. O papel do professor será deixá-los à vontade para falar e conduzir a conversa com questionamentos relacionados à moral, a ética, ao respeito às diferenças individuais. Os peixinhos diferentes incentivam o entendimento sobre o tema diversidade social. (Ao se desenvolver a dinâmica todos momentos serão registrados, através de fotografias).
3° ETAPA: Os alunos deverão trazer fotografias com seus familiares (pai/mãe/avós) e irão questionar aos pais ou responsáveis, suas preferências (música, comida, livros e etc.).
4° ETAPA: Alunos irão escrever textos relatando atividades que fazem habitualmente com os seus pais ou responsáveis (passeios, dever de casa, assistir, jogar, rotina familiar).
5° ETAPA: Alunos irão desenhar suas famílias com objetos que representam cada um.
6° ETAPA: Todo o material das atividades desenvolvidas pelos alunos vão ser corrigidos e editados e registrados em uma pequena revista que será distribuída durante a comemoração do dia da família (dia dos pais), podendo pais e alunos analisarem na revista como o ambiente escolar ao qual a comunidade está inserida reflete a grande diversidade social, em todos os sentidos (gêneros, etnias, costumes, sotaques, valores, crenças e etc.). Sendo a data comemorativa uma ótima oportunidade de convidar toda a comunidade para visualizar as apresentações dos alunos de forma a contribuir para o desenvolvimento escolar e envolvimento família/escola/comunidade.
...