Estrutura e Organização da Educação Brasileira e Educação e diversidade
Por: deby15 • 7/10/2015 • Relatório de pesquisa • 2.001 Palavras (9 Páginas) • 308 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
Curso de Pedagogia
Polo Joana Angélica
Desafio profissional: Estrutura e Organização da Educação Brasileira e
Educação e diversidade
Professor ª Maria Clotilde Bastos
Nome RA
Maria Jose Conceição Santos Borges 392088
Salvador
25 de setembro de 2015
Introdução
Atualmente vivemos uma crescente preocupação com a formação e identidade da futura geração, onde a base da educação tem que ser bem alicerçada com parâmetro bem definidos.
A escola é o local onde se lida com diferente cultura, onde vivencia o a diversidade e o multiculturalismo tema que ainda causa polemicas, por isso tem a missão de instruir, tanto alunos como o corpo decente e funcionário sobre as diferenças relacionadas á raça, religião, idade, sexo, opção, sexual, condição física e outras que encontramos no dia a dia
As instituições de ensino deve organizar o seu PPP, tendo a intenção de desenvolver o currículo de forma integrada, com conteúdos abordados em todas as disciplinas. O currículo da escola deve trabalhar em favor da formação de identidades abertas a pluralidade cultural.
É preciso existir atividades que trabalhem o multiculturalismo a diversidade, possibilitando o aluno a conhecer a diversas culturas, principalmente as influencia indígenas e africanas na cultura brasileira, e não a dos colonizadores como muitos fazem só cantam música America, apresentações estilo americano e nada dentro da nossa cultura.
E de grande importância trabalhar a identidade cultural das famílias, das crianças atendidas, para que elas possam perceber as diferenças entre cada ser humano, entre elas e seus colegas de classe, sendo assim os diferentes costumes familiares e grupos social, religioso que cada um vive, permitindo construir de maneira coletiva a valorização do outro tendo como principio a própria realidade, e seu conhecimento de mundo.
Este trabalho tem como o objetivo de avaliar como também fazer refletir as diferentes normas brasileiras que auxiliam na formação do cidadão brasileiro, as como também sugestões no uso de trabalho pedagógico para a realização da criação de currículos escolares eficazes que valoreis a nossa cultura e suas influencias, e ao próximo como independente de sua raça, religião, opção sexual, ou condição física ou psicológica. Tendo tolerância à opinião do outro e sua forma de viver. Mostrando assim que todos podem viver em paz através do respeito.
Desenvolvimento
Todos nos possuímos características diversificadas que influenciam as nossas ações na sociedade. A nossa formação ocorre por meio de conhecimentos adquiridos no convívio com a sociedade, em grupo com pessoas de diferentes culturas, seja elas políticas, religiosas ou diferença física e étnica.
A escola sendo um local onde encontramos uma diversidade cultural entre os alunos deve estar comprometida em propiciar, através de diversas linguagens, a construção do saber, do conhecimento, preparando o educando para a transformação do mundo.
O professor, assim como o gestor e o coordenador precisa pautar na legislação apoiado na sua pratica pedagógica de acordo com que diz os documentos, alguns documentos tratam da necessidade de observar a diversidade e o multiculturalismo nas escolas.
O Projeto Pedagógico Curriculares das escolas devem estar de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes e Curriculares Nacional para a Educação das Relações Ètnicos-Raciais e ora o ensino de isHhhHHidsmjdfjhjihdchjj História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, revelam alguns aspectos que abordam os temas sobre o multiculturalismo e a diversidade cultural.
Abaixo os principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito ás diversidades e ao multiculturalismo.·.
Documentos | Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito ás diversidades e ao multiculturalismo |
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDBEN (9.394/96) | O art.26 afirma que as instituições de ensino fundamental e médio sejam publica ou privado torna-se obrigatório o estudo da historia e cultura afro-brasileira e indígena. No 1 parágrafo indica que o conteúdo programático devera incluir vários aspectos da historia e da cultura a partir dos dois grupos étnicos em questão. A partir dessa lei pretende-se instituir a melhor forma de abordar as questões de diversidade em sala de aula, não somente tratando das cultuas afro-brasileiras e indígenas, mas todo tipo de diferenças que de certa forma influencia na formação da cultura brasileira. |
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) | A pluralidade cultural é um dos temas proposto neste documento, mostra as ações realizadas para promover a inserção de negros e indígenas no sistema de cotas, no ano de 2003 passou a serem obrigatórias às temáticas de historia e a cultura do negro no Brasil, nos currículos escolares com a lei 10.639/03. |
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Ètnico-Rciais e para o Ensino de Historia e Cultura Afro-brasileira e africana. | Este documento complementa o debate sobre a implementação da LDB alterada pela lei 10.639/2003 na educação básica. Constituído por meio de uma parceria entre o Ministério da Educação e a Secretaria especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, ele traz ao conhecimento com marcos legais das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Ètnico-Raciais e para o Ensino da Historia e Cultura Afro-Brasileira e Africana, o sistema escolar foi escolhido como ferramenta para mudar a imagem social. |
Referência Curricular Nacional para a Educação Infantil Volume um. | Mostra que cabe ao professor a tarefa de individualizar as situações de aprendizado oferecidas ás crianças, considerando suas capacidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas assim como os conhecimentos que possuem dos mais diferentes assuntos e suas origens socioculturais diversas. O professor deve planejar e oferecer uma aprendizagem que respeitem as necessidades e ritmos individuais, visando enriquecer e ampliar as capacidades de cada criança, já que são diferentes entre si, com características próprias. |
...