Estrutura e Organização da Educação Brasileira e Educação e Diversidade
Por: lmdc • 17/11/2015 • Trabalho acadêmico • 2.211 Palavras (9 Páginas) • 330 Visualizações
DESAFIO PROFISSIONAL
Local da Unidade de Ensino (Polo): Anhanguera Passo Fundo
Curso: Pedagogia 7ª Série
Disciplinas Norteadoras: Estrutura e Organização da Educação
Brasileira e Educação e Diversidade
Nome e RA do participante: Lucilia Maria da Costa Neta RA: 1299130335
Nome do tutor: Roberta Dagostini
Passo Fundo
05 de outubro de 2015
Introdução
O Presente projeto tem como proposta fazer com que a família participe da vida escolar de seus filhos e mostrar a importância dessa integração e interação entre família e escola e como esse processo pode favorecer e melhorar o ensino de aprendizagem dos educandos no caso alunos de maneira significante. Justificamos assim ao que se refere do tema por compreendermos que a escola possui uma identidade própria, que constitui sobre a influência de sua realidade local e social ou seja recebe influencias do meio em questão. E também a importância das diretrizes/teorias gerais da educação. Sendo que todo projeto pedagógico tem duas dimensões; a política e a pedagógica, ele é político no sentido de compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade dentro do contexto onde ele está inserido, e é pedagógico porque possibilita a efetivação da intencionalidade da escola, que é a formação do cidadão participativo, responsável, compromissado e principalmente crítico e criativo. Nesse sentido trabalharemos a identidade cultural e social das famílias, das crianças atendidas, para que elas possam perceber as diferenças entre elas e seus colegas e os diferentes costumes de cada família em diferentes localidades e grupos sociais. Buscaremos ainda construir de maneia coletiva a valorização da mesma, trabalhando sempre na coletividade da comunidade inserida na escola, tendo como princípio a própria realidade.
Desenvolvimento
A LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) nos proporciona uma educação com informativos que desenvolvem na convivência, na aprendizagem. O que devemos trabalhar é o multiculturalismo dentro da sociedade, da comunidade e da escola com diferentes raças, religiões e culturas dividindo o mesmo espaço e em busca do mesmo objetivo.
Portanto que cada ser humano, possa expressar suas ideias e pensamentos. Os PCNs da Educação Infantil foram escritos como referenciais e orientações pedagógicas para os profissionais docentes da educação infantil. Os professores podem utilizá-los para consultas, anotações, elaboração de projetos e discussões entre seus colegas e os familiares das crianças que atende. E como referencial, é uma proposta aberta, flexível e não obrigatória, que pode subsidiar os sistemas educacionais, favorecendo o diálogo, só tendo sentido se traduzir a vontade dos sujeitos envolvidos com a educação das crianças. Por isso também devemos fazer referência na importância do papel do educador dentro da escola e da sociedade. .
Primeiro Passo
Lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDBN 9.394/96) .
‘’Art. 1º A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.’’ .
Portanto é papel da escola incluir respeitar e demonstrar as diferenças culturais de forma a desenvolver um papel de Interação cultural entre os alunos, com base na troca de experiência.
De acordo com o Art. 3º XII deve-se ter consideração com a diversidade étnico racial, o que significa dizer que um dos princípios é o próprio multiculturalismo enquanto fonte de conhecimento para a formação de pessoas plurais. Com tolerância ao diferente. .
‘’Art. 22. A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.’’ .
Boa parte da formação para o exercício da cidadania é o ¨Multiculturalismo¨, ensinando o respeito ao diferente e a aceitação do outro com os mesmos direitos e deveres de todos. .
Parâmetros curriculares Nacionais (PCN) .
De acordo com o PCN a escola tem o dever de formar cidadãos críticos e com potencial político, e com uma formação multicultural. Conforme visto no texto ‘Objetivos Gerais do ensino Fundamental’. Além disso, o ensino fundamental visa promover o autoconhecimento e a autoestima dos alunos. Explorando ao Máximo o potencial de cada um deles. \Mostrando que apesar das diferenças todos têm direitos e deveres iguais.
Outro objetivo é o de gerar cidadãos competentes no que se refere a sua própria saúde e comportamento, tendo responsabilidade social e cultural, seres pensantes e capazes de desenvolver ideias lógicas e com uma visão abrangente do mundo como um todo. .
Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais para o ensino de cultura afro-brasileira e africana .
Visa promover a inclusão total dos negros e inserir os alunos a cultura negra em geral. Lhes apresentado à cultura como sendo algo influenciador e determinante para a formação do ser humano. Além de desfazer os males entendidos com relação à cultura africana mostrando como ocorreram os fatos. .
Referencial curricular nacional para a educação infantil, volume 1
Conforme o crescimento da educação infantil tem que se crescerem também os investimentos nessa área no sentido de promover a educação básica a um nível a gerar pessoas conscientes e saudáveis emocionalmente. Com pleno conhecimento de si próprios doas suas vontades e de seus sentimentos. .
...