Estudo de Caso A Importância do Ensino Técnico Em um Polo Industrial
Por: AOlimpio • 17/4/2021 • Trabalho acadêmico • 822 Palavras (4 Páginas) • 152 Visualizações
[pic 1]
PORTFÓLIO-LICENCIATURAS
MÓDULO A – FASE I - 2020
POLO SUMARÉ
UNINTER
Tema: A importância do ensino técnico em um polo industrial
Ao pesquisar educação profissional fora do país é difícil não destacar o valor social da formação técnica na Alemanha. Em um país cuja economia é a mais importante da Europa e a quarta a nível mundial, onde os cidadãos têm plenas condições de acesso à faculdade, era de esperar que concluir um curso técnico ao invés de uma formação acadêmica seria visto como um déficit social, entretanto não é isso que acontece.
Na Alemanha, o sistema dual de ensino é um programa de qualificação profissional em parceria com mais de 438 mil empresas no país, que além de conciliar teoria e prática no aprendizado, é também remunerado. O programa beneficia tanto aos jovens estudantes, muitos ainda incertos sobre seu futuro profissional, quanto ás empresas, que têm a oportunidade formar profissionais devidamente capacitados a atender suas necessidades. Já formado, o profissional de nível técnico na Alemanha está inserido em uma posição de reconhecimento dentro da empresa e com salário compatível ao padrão de vida alemão.
No caso de estrangeiros, a escolha do curso é condicionada à demanda profissional da Alemanha. O governo alemão disponibiliza um site voltado para o Ausbildung – curso técnico alemão - em diferentes áreas: o ausbildung.de.
No Brasil, entretanto, o ensino técnico não está tão prestigiado, sendo visto principalmente como uma formação preliminar em relação a faculdade. Em nosso país o ensino técnico pode ser feito nas modalidades Concomitante, Subsequente ou ainda Integrado.
Concomitante: Nessa modalidade o aluno faz o curso técnico de forma paralela ao Ensino Médio, em horários e, na maioria das vezes, instituições diferentes. O aspecto positivo é que o aluno concluirá a formação técnica cedo, em 3 anos ele haverá terminado ambos, mas a desvantagem é que enquanto estuda em dois períodos, fica praticamente impossibilitado de se colocar no mercado de trabalho enquanto estuda, como num estágio, por exemplo.
Subsequente: Nessa modalidade, o aluno faz o curso técnico após haver concluído o Ensino Médio. A vantagem, comparado com a formação Concomitante, é que o aluno tem condições de conciliar seu horário de estudos com um estágio, mas tem a desvantagem de demorar mais tempo – 3 anos do Ensino Médio mais 1 ano e meio do técnico - para concluir o curso
Integrado: Nessa modalidade, que está cada vez mais escassa, o aluno faz o curso técnico e o Ensino Médio no mesmo horário e na mesma instituição. A vantagem da modalidade integrada está em se colocar como um meio termo entre Subsequente e Concomitante, possibilitando ao estudante a oportunidade de estágio e não se prolongando tanto quanto o Subsequente. A desvantagem é que cursos assim estão cada vez mais escassos e, caso o aluno precise se mudar, dificilmente conseguirá transferência equivalente, sendo obrigado a abrir mão do curso técnico para concluir o Ensino Médio.
Entregue:
Ao pesquisar educação profissional fora do país é difícil não destacar o Ausbildung, da Alemanha. Na Alemanha, o sistema dual de ensino é um programa de qualificação profissional em parceria com mais de 438 mil empresas no país, que além de conciliar teoria e prática no aprendizado, é também remunerado. O programa beneficia tanto aos jovens estudantes, muitos ainda incertos sobre seu futuro profissional, quanto ás empresas, que têm a oportunidade formar profissionais devidamente capacitados a atender suas necessidades. O aluno não precisa procurar um estágio porque o estágio faz parte do curso.
...