Estágio Supervisionado - 6º Semestre - UNOPAR
Por: Elisabete Lopes • 8/5/2017 • Trabalho acadêmico • 2.688 Palavras (11 Páginas) • 1.586 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como propósito descrever as observações do Estágio Curricular Obrigatório I do 6° Semestre do curso de Pedagogia da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, que ocorreu no Centro Social Clodoveu Arruda, que atende da educação infantil ao ensino médio.
O relatório descreve as observações do cotidiano do colégio, seu funcionamento e sobre seu projeto político pedagógico (PPP). Neste trabalho também irei abordar um projeto que foi executado com as crianças, onde teve como tema Brincando também se aprende.
A análise feita na escola foi de fundamental importância para obtenção de conhecimentos e experiências para trabalhar com os alunos, entendendo um pouco como o pedagogo ajuda nos espaços educativos.
2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO
O Centro Social Clodoveu Arruda é uma intituição particular da rede de ensino. Fica localizada na avenida Dom José, Centro da cidade de Sobral no Ceará. Está foi fundada em 1° de março de 1969, como resultado do sonho de um professor de matemática que manteve o foco em seus ideais. Esta instituição tem como missão promover uma educação de qualidade, centrada no conhecimento, no desenvolvimento intelectual e na ética, através de excelentes profissionais, de uma estrutura moderna e uma proposta pedagógica inovadora para a formação integral de nossos alunos.
2.1 A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL
O estágio é muito importante para a forrmação profissional do aluno, pois é nesse momento onde ele terá contato com a realidade.
Na faculdade vemos as teorias, como lidar com as crianças,construimos conhecimentos e outros. E junto com tudo isso o estágiario tem a chance de observar, opinar e analisar a realidade do profissional (professor), o andamento da instituição e da comunidade.
O estágio é algo fundamental no desenvolvimento de docentes, é um modo de aprendizagem para o profissional em formação que irá afrontar os obstáculos de uma profissão.
O conhecimento é muito mais eficaz quando é feito atráves de experiências.
3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO
3.1 CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
O Centro Social Clodoveu Arruda, mas conhecido como Colégio Luciano Feijão atende do Infantil I ao Ensino Médio. Esta escola funciona das 06:30 da manhã às 22 horas. Desde o início da sua caminhada, essa instituição busca promover o desenvolvimento integral do educando, ocupando-se, antes de tudo, de sua formação cidadã e investindo também no seu preparo para as relações concernentes ao mundo do trabalho. Esta instituição busca realçar as identidades culturais locais e regionais, destacando a importância de suas “raízes” no desenvolvimento coletivo e individual dos sujeitos envolvidos no processo educativo.
O Colégio Luciano Feijão se propõe a contribuir na construção de uma sociedade democrática, justa e inclusiva, que paute suas relações na comunicação fluída. Para atingirem tal meta, se firmam em relações de parceria entre docentes, discentes, familiares e o corpo escolar, de modo geral. Dessa forma, assumem uma educação voltada à formação humana e acadêmica, que valorize o bem comum social, tendo suas bases fundadas em sólidos valores como o respeito, a responsabilidade, a justiça e a ética.
A escola apresentada tem como objetivo na educação infantil promover o desenvolvimento das crianças por meio de condições favoráveis às aprendizagens de diferentes linguagens, considerando a indissociabilidade das dimensões linguística, expressiva, estética, cognitiva, motora, afetiva e sociocultural, bem como o respeito às necessidades individuais quanto às diferentes fases e níveis de aprendizagem.
Os profissionais de educação do Colégio Luciano Feijão adotam o currículo como um instrumento de suporte para a ação docente, tendo em vista os elementos que propiciem uma formação voltada para a autonomia e o posicionamento crítico dos alunos, dando-lhes condições para o exercício da cidadania plena, contornada pela consciência crítica.
Alguns de seus projetos desenvolvidos na educação infantil são: A família no ambiente escolar, Projeto Era uma vez, Projeto Minha Cidade, Projeto Meu Planeta Meu Amigo, Projeto Valores por Toda Vida e Projeto Vida Saudável.
3. 2 A ROTINA OBSERVADA
A rotina escolar é um seguimento de atividades que deve contribuir para organização do tempo que a docente dispõe com seu grupo de alunos. Muito embora a rotina esteja ligada à reprodução de situações do cotidiano, ela jamais deve trazer agastamento, tédio e improviso. Assim, esta deve está organizada com atos intencionais, planejados pelas professoras com base em um referencial teórico coesivo com uma proposta pedagógica.
Durante o éstágio foi possível notar diferentes rotinas em cada sala da educação infantil. Observei quase todas as salas, mas fiquei mais presente na sala do infantil III –“B”, manhã. A cada dia a rotina desta sala é diferente devido as aulas etras que acontecem na escola. Mas, a rotina dessa sala de aula é mais ou menos assim:
•Acolhida
•Roda de conversa
•Aula extra
•Higiene das mãos
•Lanche
•Relaxamento
•Atividade do livro
• Parque
•Organização e saída das crianças
De acordo com essa rotina observada, percebi que faltou o aprendizado com ludicidade, eles fazem a atividade no livro mas não tem aquele aprender dinâmico, com brincadeiras e outros.
A rotina possibilita o desenvolvimento e a construção de hábitos essenciais à preservação da saúde física e emocional das crianças, assim como contribui para a construção da sua autonomia, gerando competências diversas relacionadas às suas experiências.
4 PROJETO DE INTERVENÇÃO
4.1 Introdução
Como o lúdico é algo próprio na vida do ser humano, deve ser utilizado como base para o aprendizado, trazendo o educando a chance de se expressar
...