Estágio supervisionado em educação infantil I
Abstract: Estágio supervisionado em educação infantil I. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: josieborges • 6/10/2014 • Abstract • 773 Palavras (4 Páginas) • 742 Visualizações
UNIGRAN - CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL I (2014/1)
5º SEMESTRE
Professora: Dilce Maria Bortolanza
Acadêmico (a): JOSIE C L B VIANA RGM: 053.7035
AULAS 1 - 2 - 3 ( valor 5,0)
1) Todos nós reconhecemos que a educação é elemento essencial na sociedade contemporânea, pois é entendida como um processo histórico de relações humanas observadas em espaços sociais e por meio das práticas educativas. A essa perspectiva educacional, atrela-se, com igual importância, o trabalho docente que, enquanto atividade humana, que é voltada para humanos e que trabalha com eles, diferencia-se das outras atividades, exigindo, portanto, uma formação que ultrapasse a formação disciplinar e considere, fundamentalmente, a produção social do conhecimento. Neste contexto, qual é a importância do estágio? (2,0)
O estágio objetiva o desenvolvimento do educando, futuro professor. O coloca de frente com sua realidade profissional, do seu cotidiano, com problemas e resoluções. Nada mais gratificante que olharmos para nosso futuro, e poder altera-lo, tal esperança nos traz o estágio. Assistimos, timidamente participamos, observamos um colega experiente no ato próprio de nossos estudos teóricos em sala de aula. Abre-se um leque de consequências, um olhar para nossas escolhas e talento, aguça a criatividade, e se, somos mesmo feitos para tal papel, veremos quais são nossos desafios, em que devemos melhorar, qual cooperação posso oferecer para os cidadãos de amanha. Ele é complementar em nossa formação, e indispensável para assimilar a teoria e a prática, pois atuando saberemos dosar como aplicar o que lemos e ouvimos. É um espaço de construção de aprendizagem e conhecimento, momento de discutir e interagir com a realidade profissional do nosso objeto de estudo. Apesar de o estágio não ser a pratica, ele não é menos do que a aproximação máxima dela.
Como bem disse Iraide Marques de Freitas e Raimunda Abou Gebran (2006, p.36).
« O pensamento reflexivo e a capacidade investigativa não se desenvolvem espontaneamente, eles precisam ser instigados, cultivados e requerem condições favoráveis para o seu surgimento ».
2) Para que a formação de vocês seja significativa na vida e na profissão que escolheram, é necessário estar a serviço das crianças e, também das famílias. Então, é preciso que o professor tenha um bom preparo para que possa realizar suas atividades, adequando-as à educação infantil sendo um facilitador no processo de aprendizagem dessas crianças e mediador entre elas e o mundo que as cercam. De acordo com esta afirmação, descreva em, no máximo 5 linhas, qual é o perfil do profissional de Educação Infantil. (2,0)
É preciso ter comprometimento, ser criativo e reflexivo proporcionando às crianças o bem estar físico e emocional na construção do conhecimento, sentimento, respeito, troca e compreensão. Gostar de aprender, pois cuidar de crianças pequenas é um desafio cheio de altos e baixos. Ter em mente o objetivo deste exercício, que é o ingresso no ensino fundamental, pois o contato com o adulto resultara experiências que contribuirá ou não no seu processo cognitivo.
3) A Prática de Ensino e o estágio não garantem uma preparação completa para o magistério, mas possibilita que o futuro educador tenha noções básicas do que é ser professor nos dias atuais e como é a realidade dos alunos que frequentam a escola. Portanto, complete: (1,0)
A
...