Etapas Piagetiano
Por: tatianeresende • 26/3/2016 • Trabalho acadêmico • 655 Palavras (3 Páginas) • 275 Visualizações
Etapa Sensório - Motor: estagio que vai desde o nascimento até aos 2 anos de vida da criança, é durante os primeiros anos de vida que o bebe primeiramente percebe o mundo e atua nele, onde coordena as sensações vivenciadas junto com o comportamento motor simples, juntando o sensorial a uma coordenação primaria. A etapa Sensório -Motor se divide em 6 subestagio:
1 - (0 -1 mês): exercício de reflexo, as crianças usam seus reflexos inatos e ganha algumas habilidades de controle sobre ele.
2 - (1- 4 meses): reações circulares primarias, As crianças começam a repetir os comportamentos prazerosos que ocorram por acaso. Ex: chupar dedo.
3- (4-8 meses): Secundários reações circulares, é durante a esse período que as relações circulares do bebe passam a se secundares, ou seja o foco da ação é externo ao bebe, nessa fase os bebes dirigem ao seu objeto do mundo externo e a vocalização.
4- (8- 12 meses): coordenação proposta dos regimes secundaria, o bebe já possui maior controle sobre a manipulação do meio externo, tem intencionalidade em seu atos. As crianças começas a coordenar esquemas elementares para conseguir algo que elas queiram, é nesse período que a criança desenvolve melhor a noção de permanência do objeto e procura os objetos desaparecido.
5- (12- 18 meses): relações circulares terciaria, eles começam a experimentar novas ações para obter novas experiência em vez de repetir padrões de comportamento que já aprendeu, eles agem de tentativa e erro.
6- (18- 24meses): Soluções mentais, nesta fase eles começam a pensar em problemas mentais e encontrar soluções. Identificação de símbolos e numerais envolvendo- se, portanto, em ações mentais reais.
Etapa pré-operatória: por volta dos 2 anos de idade, ela é marcada pelo aparecimento da linguagem oral além das contribuições do subestagio constituída pela fase sensório- motor agora surge esquema representativa ou simbólico, é quando a criança começa a usar certos objetivos para representar certos símbolos, compreendendo que determinado nome é determinada pessoa, ou a indicação de uma expressão de um desejo.
O pensamento pré- operatório indica que a criança é capaz da exposição de ações dentro dela, ações mentais. Nesta fase podemos dizer que as crianças são egocêntricas. Outra característica do pensamento da criança entre 2 a 7 anos de idade é o antropomorfismo que é a atribuição de uma forma humana aos objetos e animais, outra característica própria da etapa pré- operatória é a transtedutividade, antes da criança partir de um principio geral para entender o particular ela parte do particular para o próprio particular. A etapa pré- operatória é 100% dependente da percepção imediata, nesta fase ela não tem noção de conservação, para ela mudando a aparência do objeto muda também a quantidade, peso, massa, volume etc.
A etapa operatório - concreta, por volta aos 7 anos de idade, é nessa etapa que o pensamento lógico, objetivo adquire preponderância. Ao logo dela, as ações interiorizadas vão-se tornando cada vez mais moveis e flexíveis, o pensamento se torna menos egocêntrico. O real e o fantástico não mais se misturam em sua percepção. A criança pode sair e retomar mentalmente ao ponto de partida, pois o pensamento agora se baseia- se mais no raciocínio que na percepção. Neste período de desenvolvimento o pensamento operatório é denominado concreto, as crianças só conseguem pensar corretamente se o exemplo for concreto.
...