FACULDADE
Por: Rene Mansueli • 15/9/2015 • Projeto de pesquisa • 1.528 Palavras (7 Páginas) • 191 Visualizações
Introdução
Tem como objetivo discutir as sugestões dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Ciências.
A importância do ensino de ciências para crianças hoje, é reconhecida em todo o mundo, em grande parte em virtude das recentes descobertas no campo do estudo das concepções construídas pelas crianças. Isso pode ajudar as crianças a pensar de maneira lógica sobre os fatos do cotidiano e a resolver problemas práticos; tais habilidades intelectuais serão valiosas para qualquer tipo de atividade que venham a desenvolver em qualquer lugar que vivam;
A Ciência e a Tecnologia podem ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas, uma vez que são atividades socialmente úteis; Sendo que o mundo caminha cada vez mais num sentido científico e tecnológico, é importante que os futuros cidadãos preparem-se para viver nele; As ciências, como construção mental podem promover o desenvolvimento intelectual das crianças; As ciências contribuem positivamente para o desenvolvimento de outras áreas, principalmente a língua e a matemática; As discussões a cerca do ensino Ciências Naturais tem sido frequente, por isso, discutiremos no decorrer deste trabalho conduzido de forma interessante os pontos importantes dessa proposta como subsídio compreensível para a formação de professores na área.
Etapa 1
Parâmetros Curriculares Nacionais e a contextualidade nos dias atuais
As dificuldades encontradas pelos alunos para aprenderem os conceitos científicos no ensino de Ciências o PCN tem sido discutido e apontado em seus estudos alternativos metodológicos para a melhoria da qualidade deste ensino. A maior parte do tempo dedicado às aulas laboratoriais é utilizada para manipulação de aparatos e realização de medições, aspectos que contribuem muito pouco para interrelacionamento da teoria com a experiência. Essa orientação, que o
aluno adquire, acontece nas primeiras etapas do processo e o envolvimento cognitivo só advém na parte final da atividade, retrata a ênfase dada pelos professores aos objetivos relacionados apenas à aquisição de
conhecimento mecânico em detrimento de objetivos que levem à compreensão da natureza da Ciência ou ao desenvolvimento de atitudes.
A formação de um cidadão crítico exige sua inserção numa sociedade em que o conhecimento científico e tecnológico é cada vez mais valorizado. Hoje o papel das Ciências Naturais é o de colaborar para a compreensão do mundo e suas transformações, situando o homem como indivíduo participativo e parte integrante do Universo. O objetivo fundamental do ensino de Ciências passou a ser o de dar condições para o aluno identificar problemas a partir de observações sobre um fato, levantar hipóteses, testá-las, refutá-las e abandoná-las quando fosse o caso, trabalhando de forma a tirar conclusões sozinhas. Cada aluno deveria ser capaz de “redescobrir” o já conhecido pela ciência, apropriando-se da sua forma de trabalho, compreendida então com o “o método científico”: uma sequencia rígida de etapas preestabelecidas. É com essa perspectiva que se buscava, naquela ocasião, a democratização do conhecimento científico, reconhecendo-se a importância da vivência científica não apenas para eventuais futuros cientistas, mas também para o cidadão normal.
Etapa 2 Imagens que mostram as reflexões e argumentações tecidas pela a equipe.
[pic 1]
(http://2.bp.blogspot.com/6mEAmfNWPbQ/T__5lUxIpRI/AAAAAAAAEbQ/Rn2MRigWOcY/s1600/26Out2010+Formigario+EMIEP+ADM+011.jpg)
[pic 2]
http://www.fragmaq.com.br/wp-content/uploads/2015/01/1-HortaSuspensa.jpg
[pic 3]http://3.bp.blogspot.com/-wWpq8VkRs44/TdFoXHcV06I/AAAAAAAAAJs/uR_9AZIaWPo/s1600/04052011052.jpg
Etapa2
Texto-critico reflexivo sobre os apontamentos discutidos e que contemple a problematização/reflexão das imagens selecionadas pela a equipe.
Como mostrado no slide anterior com as figuras, fica claro o quanto o processo de colocar em pratica aquilo que se aprende na teoria é muito importante. Participar da experiência, é um momento único,seja ela qual for.
Cada experiência realizada pelo aluno, tem sua significação e aprendizado, fazendo com que o educando memorize esse momento tão divertido de aprendizagem, fazendo com que eles aprendam de forma pratica, o que foi contextualizado.
Para o aluno é muito mais envolvente, sentir, presenciar,realizar a experiência, fazer parte da descoberta.Sentir se importante, o que acarreta o educando partir para capacidades as quais, eles levaram pra vida toda, transformando o individuo em um cidadão autônomo, auto confiante e bem desenvolvido.
Etapa 3
Quando pensamos em tecnologia , e educação juntas , logo pensamos na inclusão da televisão como acessório de multimídia em sala de aula para nos auxiliar e transformar as aulas fazendo com que as mesma se torne, atrativas, interessantes e lúdicas, prendendo a atenção das crianças e motivando-as a interagir nas aulas e a prestar atenção
nos filmes, comerciais, documentários etc., demonstrando assim o ensino social, que posemos aprender em qualquer lugar e em qualquer meio de comunicação.
A Tecnologia no ensino da Ciência
A televisão é como acessório de multimídia em sala de aula serve para nos auxiliar e transformar as aulas fazendo com que as mesma se tornem , atrativas, interessantes e lúdicas, prendendo a atenção das crianças e motivando-as a interagir nas aulas e a prestarem mais atenção nos filmes, comerciais, documentários etc., demonstrando assim o ensino social, que podemos aprender em qualquer lugar e em qualquer meio de comunicação.
Nossa Estratégia Didática
Tema: Assistir e aprender
Objetivo: De maneira bem lúdica, mostrar as crianças a importância da preservação do meio ambiente, o respeito as diferenças, a aprender com diferentes meios de ensino, ajudar a identificar os problemas enfrentados pelo meio em que vivemos.
Materiais: Televisão, aparelho DVD e o DVD dos filmes MADAGASCAR e A ERA DO GELO.
Motivação: Esses filmes são um dos preferidos infantis. Observando atentamente essa história pudemos perceber a importância da preservação ambiental. As personagens são animais falantes que interagem muito com o publico infantil as histórias contidas revelam: As ações impensadas do homem no meio ambiente e as reações que o mesmo sofre, além de mostrar o convívio social de animaizinhos de 11 espécies diferentes que vivem em harmonia respeitando suas diferenças e ajudando uns aos outros.
Avaliação: Abordaremos o que as crianças entenderam dos filmes e as reflexões em suas atitudes diante do meio ambiente.Faremos um grande roda de conversa para marcamos os pontos importantes sobre o meio ambiente, apresentado pelo filme,
Nosso público alvo será de crianças de 06 a 09 anos para que criemos nessas crianças a conscientização necessária para um futuro melhor para todos.
...