FACULDADE DE EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Por: walneia • 27/7/2015 • Trabalho acadêmico • 2.022 Palavras (9 Páginas) • 222 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD.
AVALIAÇÃO À DISTÃNCIA (AD 1) – 2013.2
Disciplina: Gestão 1
Prezado estudante, Vamos fazer dessa avaliação à distância um exercício de estudo para a avaliação presencial. O objetivo principal é reconhecer a importância da Gestão Educacional na perspectiva de um novo paradigma, o Multidimensional, na tentativa de refletir sobre os desafios da atual complexidade dos sistemas educacionais e das correntes pedagógicas contemporâneas. Lembre-se que caso não seja possível digitar e imprimir sua avaliação poderá ser realizada em folha de papel almaço, com caneta azul ou preta. |
De acordo com o guia da disciplina, a AD “é preparatória para a avaliação presencial, ao mesmo tempo em que serve como verificação do grau de assimilação e compreensão do aluno quanto aos conteúdos trabalhados.” Portanto, as atividades a seguir foram pensadas para que você tenha a oportunidade de refletir sobre os conteúdos estudados ao longo das aulas de 1 a 3. Aula inicial e aulas 1 e 2 do material impresso.
Atividade 1 – valor: 2,5
Os textos e material impresso disponibilizados para estudo de Gestão 1 apresentam, ao final de cada aula, sugestões de atividades. Assim, a Atividade 1 só será contemplada se você realizar as seguintes atividades propostas no planejamento das aula.
a) Aula 1 – Material Impresso página 21. Atividade que atende ao objetivo 2.
O Colégio onde trabalho existe uma hierarquia a ser obedecida onde o Diretor e seus adjuntos organizam a funcionalidade de cada setor. O Diretor é antes de tudo um educador, sua função envolve a articulação do pedagógico, do administrativo e do social. Onde na maioria das situações exerce uma liderança democrática.
O pessoal administrativo da escola é o que mais exerce a função do trabalho em equipe, pois está sempre ajudando em outras atividades que não é sua “função”.
Os professores colaboram entre eles, há uma cobrança muito grande com o professor pelo rendimento do aluno, e às vezes não é oferecido um suporte para que desenvolva seu trabalho de forma que possa render mais satisfação.
Muitos governantes haja como no sistema fordista, onde as instituições de ensino recebem o tratamento como se fossem máquinas e administra-los significa fixar metas e a pretensão de atingi-las.
b) Aula 1- Material impresso página 22. Atividade Final.
Em geral, as empresas buscam pessoas que se afinem com as suas certezas para evitar conflitos ou mesmo para consolidar a sua cultura. Algumas empresas valorizam a criatividade, outras a disciplina, outras ainda a inovação.
A organização da empresa separa as funções exercidas por todos os funcionários, uma indicação de quem está no comando da empresa.
A empresa é atenta às perspectivas de mercado, fazendo um bom planejamento, com profissionalização dos funcionários. Administra o capital de giro, está sempre se mantendo próximo ao cliente e buscando informações para melhor atende-lo.
c) Aula 2 – Material Impresso página 32. Atividade 1a e 1b.
1. a. Escreva sua definição de cultura organizacional a partir das informações que você adquiriu na parte inicial desta aula.
Cultura organizacional é o conjunto de normas, valores e de comportamentos, individuais ou coletivos, a identidade de uma organização.
A gente julga a cultura dos outros pela nossa e tem a pretensão de achar que só aquilo que a gente faz é que está correto.
1.b. Complete esta atividade fazendo uma síntese das principais contribuições do pensamento dos autores estudados: Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda e Roberto DaMatta.
Gilberto Freyre destaque no aspecto da historiógrafa, a maneira inovadora de considerar a história, não por meio de grandes feitos, mas sim pela análise da vida cotidiana, incluindo-se aí relatos orais e documentos manuscritos.
Outra contribuição da obra de Freyre foi à tentativa de desmistificar a noção de determinação racial na formação de um povo, apontando a miscigenação conferida no país como elemento positivo.
Embora mais conhecido como historiador, Sérgio Buarque é também importante crítico literário.
Para o autor, o brasileiro carrega uma herança já de Portugal e, mais do que isso, indígena e africana, que o torna mais voltado à família patriarcal e amizades. Além disso, temos um cenário de poder instaurado que não permite diálogo entre quem governa e quem é governado. Para o homem cordial, a esfera pública é uma extensão da esfera privada,
Além disso, segundo o autor, ”a própria gestão política apresenta-se como um assunto de seu interesse particular”, e isso explica o hábito, até hoje visto, de políticos levarem parentes e amigos a cargos públicos.
Roberto Da Matta, considerado um dos intelectuais que mais tem contribuído com a Antropologia no Brasil, orientou-se para estudar o Brasil de forma totalizadora, uma maneira de compreender o país, a realidade vivida através de sua cultura e de seus aspectos, o que para Da Matta mostram a singularidade do nosso modo de vida, a nossa identidade. Tais aspectos, como, por exemplo, o carnaval e o futebol, fazem do autor um dos maiores intelectuais que desenvolveram o tão comentado "jeitinho brasileiro" Roberto Damatta, eu não posso aceitar viver num país que legaliza a ilegalidade, tornando-a um valor. Eu não posso aceitar um conluio de engravatados que vivem como barões às custas do meu árduo trabalho.
[...] no drama do "você sabe com quem está falando?" somos punidos pela tentativa de fazer cumprir a lei ou pela nossa ideia de que vivemos num universo realmente igualitário. Pois a identidade que surge do conflito é que vai permitir hierarquizar. [...] A moral da história aqui é a seguinte: confie sempre em pessoas e em relações (como nos contos de fadas), nunca em regras gerais ou em leis universais. Sendo assim, tememos (e com justa razão) esbarrar a todo o momento com o filho do rei, senão com o próprio rei. (Da Matta, 1981, p. 167)
...