FATORES QUE CONTRIBUEM PARA OS ELEVADOS ÍNDICES DE ANALFABETISMO ENTRE JOVENS E ADULTOS
Por: Domingos Rodrigues Porto Neto • 20/5/2018 • Projeto de pesquisa • 3.059 Palavras (13 Páginas) • 286 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE EVANGÉLICA DO PIAUÍ
PEGAGOGIA
DOMINGOS RODRIGUES PORTO NETO
FATORES QUE CONTRIBUEM PARA OS ELEVADOS ÍNDICES DE ANALFABETISMO ENTRE JOVENS E ADULTOS
PALMAS DE MONTE ALTO/BA
2018
DOMINGOS RODRIGUES PORTO NETO
FATORES QUE CONTRIBUEM PARA OS ELEVADOS ÍNDICES DE ANALFABETISMO ENTRE JOVENS E ADULTOS
Trabalho apresentado ao curso de Pedagogia, ofertado pela FAEPI - Faculdade Evangélica do Piauí, à Disciplina Pesquisa em Educação I e II, como requisito parcial para obtenção de nota.
Professora Orientadora: Julinésia Cristina Costa Reis
PALMAS DE MONTE ALTO/BA
2018
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO..........................................................04
- JUSTIFICATIVA.......................................................05
- OBJETIVOS..............................................................06
3.1 OBJETIVOS GERAL.................................................06
3.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS....................................06
- PROBLEMA.............................................................07
- HIPÓTESES.............................................................08
- REFERENCIAL TEÓRICO.......................................09
6.1 COMPREENSÃO DO PAPEL DA FAMÍLIA................09
6.2 COMPREENSAO DO PAPEL NA ESCOLA................09
6.3 FAMÍLIA E ESCOLA : UMA PRESENÇA NECESSÁRIA.........09
- METODOLOGIA.....................................................10
- RESULTADOS ESPERADOS.................................11
- REFERÊNCIAS.......................................................12
1-INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por finalidade colaborar com a discussão e reflexão sobre a necessidade de uma parceria efetiva entre família e escola, para um melhor desempenho escolar das crianças. No âmbito dessa temática a “Família e Escola uma parceria necessária no processo educacional das crianças”, em que será contextualizada em uma escola do campo, situada no município de Palmas de Monte Alto – Bahia, com o apoio de literaturas da área, enfocando teóricos como Parolim (2007), Chalita (2001), Cury (2003) entre outros.
Nota- se que o modelo de família atual é cada vez mais complexo de se lidar, podendo tomar um ponto negativo para aproximação da escola. Por isso, a necessidade de compreender a importância do papel da família e da escola, no processo educacional da criança. Pretende- se com esse estudo colaborar com os membros familiares e docentes para uma aproximação mais colaboradora no processo de ensino de aprendizagem da criança. Ficando bem claro que tanto a família quanto a escola têm suas responsabilidades a serem cumpridas, visando o bem estar físico psicológico e a transmissão de valores morais e culturais.
Alguns fatores contribuem para que o processo de ensino aprendizagem dos alunos não tenha sucesso: A ausência da família na escola, a falta de limites em casa, o comportamento familiar, a falta de preparo do professor dentro as sala de aula, entre outros. Aquino cita “Limite: as crianças hoje não teriam limites, os pais não os imporiam, a escola não os ensinariam, a sociedade não os exigiram, a televisão os sabotariam etc.” (Aquino, 1996, p.9). Notamos então, que existem muitos motivos para que a criança se torne um fracasso na escola, e os pais deverão ser os principais educadores dos seus filhos, lembrando que a criança repete aquilo que é vivenciado em seu cotidiano, isso pode ser influência positiva ou negativa. E a escola não pode culpar a família por todas as más atitudes dos alunos, o interessante é mediar tais conflitos.
Com base nesses dados, pretende- se com esse projeto compreender, contando com os teóricos da área, qual o papel da família e da escola no processo educacional das crianças. E quando a ação é feita em conjunto, possibilita a interação do aluno no meio social com maior facilidade.
2-JUSTIFICATIVA
Nota- se que a dificuldade de haver uma parceria entre família e escola é um assunto muito discutido na área da educação. Acredita- se que a solução de vários dos problemas da sociedade contemporânea se dá pela falta de parceria entre família e escola. A partir dessa crença que basilou-se a implicação pessoal que moveu estudos e experiências, assim como a vontade de aprofundar a compreensão do tema “Família e Escola: Uma parceria necessária no processo educacional das crianças”. Esse estudo pode ser de muita importância para os pais e para os docentes que se deparam no dia a dia com a difícil tarefa de educar. Assim, o embasamento teórico desse estudo contam com publicações de Parolim (2007), Chalita (2001), Cury (2003) entre outros.
Essa pesquisa justifica – se diante da implicação dessa acadêmica em investigar e compreender, a importância da parceria dessas duas instituições de ensino, perante o processo de ensino aprendizagem das crianças, de modo a contribuir com pais e docentes, engajados na difícil tarefa de educar, e que para isso tem de enfrentar os desafios da sociedade moderna. Pretende-se refletir de forma fundamentada sobre: quais as contribuições que a família e escola agindo em parceria pode trazer na socialização e construção de conhecimentos que o aluno levará por toda sua vida. Diante do exposto surge a indagação: Qual a importância do estabelecimento de uma parceira efetiva entre família e escola, perante o processo educacional das crianças?
...