FILOSOFIA
Por: 200163 • 11/11/2016 • Trabalho acadêmico • 296 Palavras (2 Páginas) • 176 Visualizações
Aluna: Lucineide V. de Melo
RGM: 16431162
Pólo: Unicid.
- Com suas palavras explique o Método Socrático.
- Por que o pensamento filosófico de Aristóteles se diferencia da filosofia de Platão? Explique:
1- Conforme meu entendimento sobre o método Socrático é uma técnica de investigação filosófica realizado através de um dialogo com o professor conduzindo o aluno a ter um processo de reflexão e descoberta dos próprios valores.Exemplo: o professor realizará perguntas simples e ingênuas obtendo o objetivo em primeiro lugar, revelar as contradições presentes na atual forma do aluno pensar, auxiliando-se assim redefinir tais valores, aprendendo a pensar por si mesmo.
Ironia: Denuncia as verdades feitas e o falso saber daqueles que pretendiam reduzir o verdadeiro.
A maieutica: Consegue observar como é que uma ciência desconhecida se transforma progressivamente numa ciência conhecida.
2- Na minha visão o pensamento de Aristóteles ele surge de dentro para fora, sendo uma linguagem técnica das ciências, sua sistematização e organização, segundo ele tudo se move e existe em círculos concêntricos tendentes a um fim. Todas as coisas se separam em função de um lugar próprio que ocupam, realizado pela natureza, o mesmo foi o criador da biologia, (sua observação da natureza). O que mais nele o interessava era a natureza viva, ele defendia que a origem das idéias é através da observação de objetos para após a formulação da idéia dos mesmos.Para Aristóteles o único mundo é o sensível e que também é o inteligível. Já Platão ver no plano das idéias usando somente a razão e mal as analisando nas transformações da natureza, Aristóteles interessa-se por estas e pelos processos físicos. Platão a realidade é o que pensamos. Para Platão tudo se justifica através da matemática e através dessa que chegamos à verdadeira realidade. O mesmo não permite a introdução de novas idéias no mundo inteligível.
...