FILOSOFIA DA EDUCAÇAÕ
Por: Gislaine Britto • 15/4/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 878 Palavras (4 Páginas) • 391 Visualizações
[pic 1]
ATPS
1º PARTE
FILOSOFIA
PROFESSORA: NILDA
NOMES: GISLAINE DA SILVA BRITO
TARILAWNE DA SILVA BRITO
KEILIANI DE GOES DOS SANTOS
JAQUELINE S. BARATELI
ANDREIA LEITE DE SOUZA
FERNANDA DA SILVA FALCÃO
HELLEN ALESSANDRA DA SILVA
1-A IMPORTANCIA DA FILOSOFIA E SOCIOLOGIA PARA A FORMAÇÃO DO EDUCADOR.
Sendo a filosofia a busca pelo saber, podemos dizer que sua importância é essencial na medida em que estimula e promove a reflexão e o debate sobre o significado, o sentido e quais os rumos que a educação deve seguir.
Foi à sociologia, por ser uma ciência que estuda a sociedade e as múltiplas formas de organização e evolução dessa sociedade, permite compreender que a educação precisa andar de mãos dadas com as transformações sociais, de modo que seja possível promover um processo educacional mais produtivo e humano.
Assim, devemos reconhecer que sem a incorporação dessas áreas do conhecimento ás bases da educação, nenhum sistema educacional poderá ser tratado como satisfatório.
2-O DESAFIO DA EDUCAÇÃO PARA O SEC. ATUAL.
Sabe – se que a educação no Brasil enfrenta grandes dificuldades. Pode – se apresentar como exemplo a questão do uso exagerado dos aparelhos celulares em sala de aula, e também, a falta de conhecimentos por parte dos professores em relação aos recursos tecnológicos utilizados em sala, tais como: uso de equipamentos eletrônicos.
Outro fator que gera certo desconforto é a falta de respeito dos alunos para com professores, tornando – se difícil à comunicação entre eles. O uso inadequado desses aparelhos eletrônicos em sala de aula é causado tanto pela falta de conhecimento como também a falta de interesse daqueles educadores que não querem inovar suas didáticas. Sendo assim, é preciso conscientizar os professores para que deixe de lado o modo arcaico de educar, pois assim os alunos terão melhor entendimento das matérias e melhores resultados futuros.
Ensinar é estar e construir o conhecimento junto ao aluno, o diálogo é muito importante dentro da mediação é saber buscar saídas e soluções diante da aprendizagem. Como dizia Nelson Mandela “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”.
3- QUAL O PAPEL DA PISICOLOGIA NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR.
A Psicologia, na formação de Professores, parte dos fins da "educação” e, apostando na "promoção do ser para ser todo o ser que potencialmente pode vir a ser", vai mais além: baseando-se nos seus conhecimentos atuais, assumem a modificação, e envereda por uma intervenção efetiva no desenvolvimento do ser humano. O processo educativo em termos de ativação do desenvolvimento psicológico do educador e do aluno.
A psicologia encontra-se como uma das disciplinas que precisa auxiliar o educador a desenvolver conhecimentos e habilidades, tais como competências, atitudes e valores que possibilitem a ele ir construindo seus saberes.
Dessa forma, poderá contribuir para que o educador desenvolva a capacidade de investigar a própria atividade, para, a partir dela, constituir e transformar os seus saberes docentes, num processo contínuo de construção de sua identidade como educador.
O conhecimento psicológico contribui para melhorar a compreensão e a explicação dos fenômenos educativos, porém o seu estudo deve facilitar do mesmo modo a ampliação e o aprofundamento do conhecimento psicológico.
4-QUAL O PAPEL DA ANTROPOLOGIA NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR.
O individuo é definido pela internalizarão de normas e de disposições comuns de uma sociedade a de uma classe social. Saber quais são essas normas requer um olhar antropológico a educação e sobre o educador.
A maneira como ocorre a individualização no processo de socialização é um dos problemas antropológico básicos na educação. Desse modo, tanto a antropologia, como a ciência classificam, quanto antropologia como reflexão filosófica, tem de contribuir com as ciências da educação.
...