FILOSOFIA DA EDUCAÇAO
Por: adeniltonmoveisr • 30/5/2016 • Trabalho acadêmico • 3.868 Palavras (16 Páginas) • 264 Visualizações
[pic 2] | FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ Curso de Pedagogia |
MÓDULO:
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO – 80h
[pic 4][pic 5][pic 3]
O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!
UNIDADE 1
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
☞ Questões obrigatórias para o dossiê
- O que é filosofia e como ela pode ser utilizada no contexto escolar?
é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem
ela pode ser utilizada como fonte de conhecimentos interligados ao nosso redor com a nossa sociedade e com o nosso mundo interior
- Explique o exercício filosófico de Luckesi (mínimo de 10 linhas).
A filosofia tem uma grande importância no cotidiano e na participação da realidade social que envolve o exercício do magistério. Mostrando a filosofia como elemento para a leitura e visão crítica da realidade, com vigor de transformação social, para os estudantes. No entanto, inexpressivo mostram-se respostas que conduzem a pensar a presença da escola no conjunto da sociedade. No dizer de uma professora supervisora de estágios e assessora educacional: a filosofia na prática do planejamento, como reflexão, pensar e projetar a escola que queremos se esmorece. Convém perguntar: a final, a escola continua sendo pensada por quem?
O que importa ter claro, por ora, é o fato de que a filosofia nos envolve, não temos como fugir dela. Ela é como o ar que respiramos, está permanentemente presente. Se nós não escolhermos qual é a nossa filosofia, qual o sentido que vamos dar à nossa existência, a sociedade na qual vivemos nos dará, nos imporá sua filosofia. E como se diz que o pensamento do setor dominante da sociedade tende a ser o dominante da própria sociedade, provavelmente aqueles que não buscam criticamente o sentido para sua existência assumirão esse pensamento dominante como o seu próprio pensamento, a sua filosofia.
Na educação, constituída como uma prática humana, direcionada por uma concepção teórica, denominada filosofia, a pedagogia se traduz como uma concepção filosófica do papel da educação, em relação à sociedade e ao homem que vive nesta sociedade. Ora, sobre tudo isso a reflexão se constitui uma Filosofia da Educação. Ou seja, se a Filosofia se resume numa reflexão radical, rigorosa, e de conjunto sobre o homem, o mundo e a realidade circundante, então a Filosofia da Educação pode ser definida como uma reflexão radical, rigorosa e de conjunto, sobre os problemas educacionais. Assim, pela filosofia, a pedagogia carrega o tom
que lhe garante a compreensão de valores que deverão orientá-la no futuro. No dizer de Luckesi, “não há como se ter uma proposta pedagógica sem pressuposições, (no sentido de fundamentos) e proposições filosóficas, desde que tudo o mais depende desse direcionamento” (1995, p.33).
Outrossim, também cabe a filosofia a tarefa de fomentar a interdisciplinaridade,
inserindo os componentes curriculares na intencionalidade do projeto educacional.
- Em que consiste o método socrático, pautado na ironia, na refutação e na maiêutica?
O método socrático busca a verdade através do diálogo que recebe o nome de dialética e se divide em duas etapas: ironia, refutação e da maiêutica
Este método visa levar o indivíduo a transcender suas idéias imediatas acerca de determinado assunto e alcançar as idéias mais puras, mais inteligíveis, mais verdadeiras.
- Pautando-se no Mito da Caverna, explique a teoria de Platão sobre o mundo sensível e o mundo inteligível.
Na experiência do prisioneiro na caverna mostra o que significa um processo educativo capaz de levar o homem a sua verdadeira condição.A educação tem o caráter elevativo, que faz com que o homem busque uma elevação intelectiva para o seu conhecimento. Portanto educar é ao mesmo tempo algo valoroso, mais também árduo, pois, é repleto de crises e por momentos de incertezas.
A educação, representada na alegoria da caverna, possui, antes de mais nada, o papel de tirar o homem de seu estado de alienação. É dever do educador, libertar o homem do mundo das aparências e das imagens e conduzi-lo à visão do verdadeiro ser. Isso implica superar as concepções ilusórias da realidade, a fim de vislumbrar o verdadeiro mundo real, que é somente o das idéias. Educar consiste em ajudar o educando a ascender sempre para o alto, a fim de poder contemplar o mundo superior. A ascensão é, no entanto, a caminhada da alma para a libertação, que leva o homem ao mundo inteligível, pois para Platão é neste mundo que se encontra a verdade e todas as possibilidades de conhecimento.
- Explique a contribuição de Aristóteles para a educação.
Aristóteles compreendia que a educação do homem, em sua integridade, deveria abranger os diversos campos do saber, com um enfoque sobre o desenvolvimento moral e cívico, onde o ser humano só será feliz e dará sua melhor contribuição ao mundo se desfrutar das condições necessárias para desenvolver o talento.
Para Aristóteles a educação, é um caminho para a vida e contribui para a construção da perfeição moral para consolidar o aprendizado do homem em sua integridade, preparando-o para os inúmeros desafios do mundo contemporâneo.
...