FILOSOFIA, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
Por: DBJB • 2/5/2018 • Trabalho acadêmico • 3.695 Palavras (15 Páginas) • 312 Visualizações
[pic 2] | FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ Curso de Pedagogia |
MÓDULO:
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA – 80h
[pic 3][pic 4]
UNIDADE 1
FILOSOFIA, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
☞ Questões obrigatórias para o dossiê
- O que é filosofia e qual a sua contribuição para a educação?
Filosofia vem de philo que significa amor e sophia que significa sabedoria. A filosofia é uma postura diante do conhecimento, ela questiona, está aberta aos questionamentos de valores sociais, éticos, políticos, da ciência, arte e cultura, ou seja, da vida humana.
Sua contribuição à educação é o fato de ensinar a perguntar sempre, a instigar o aluno a ter mais conhecimento e a ser mais críticos.
- Compare o homem e o animal, assinalando o papel do trabalho, da linguagem e da cultura no processo de desenvolvimento (evolução) da humanidade.
O que distingue o homem dos animais é a “natureza humana”, que vem sendo atestada, no decorrer da história, com base na liberdade, raciocínio, presença de alma ou espírito, valores morais, culturais, linguagem. O homem se distingue dos animais na medida que passa a viver em grupo.
O convívio social produz a linguagem, um sistema que surgiu em meio à necessidade de comunicação entre os indivíduos da mesma espécie, mas que exigiu do homem muito mais que a criação de sons particulares.
A sistematização da linguagem oral e escrita é um fenômeno social, que possibilita a difusão da cultura, ou seja, a propagação de valores, normas, saberes e práticas, representando um salto qualitativo na transformação do homem e na formação da sociedade.
Através do trabalho o “homem” coloca suas teorias em prática.
O trabalho realiza-se como atividade coletiva. Além de transformar a natureza,
humanizando-a, o trabalho transforma o próprio homem. Por meio do trabalho, o homem se autoproduz, isto é, desenvolve habilidades e imaginação; aprende a conhecer as forças da natureza e a desafiá-las; conhece as próprias forças e limitações; pois se relaciona com os companheiros; impõe-se uma disciplina. Logo, o homem não permanece o mesmo, pois o trabalho altera a visão que ele tem do mundo e de si mesmo.
A cultura faz parte da sociedade humana e está organizada mediante uma linguagem inserida a partir dos conhecimentos adquiridos pelas experiências vividas, educação e crenças da sociedade, então o homem precisa viver em sociedade para se humanizar.
O animal permanece na natureza, não tem poder para transformá-la.
- Explique a relação entre os conceitos de ideologia e alienação.
Ideologia é um conjunto lógico, sistemático e coerente de representações (ideias e valores) e de normas ou regras (de conduta) que indicam e prescrevem aos membros da sociedade, o que devem sentir e como devem sentir, o que devem fazer e como devem fazer. A ideologia é uma fabricação humana, tem finalidade prática e está voltada aos interesses políticos, econômicos e culturais das classes dominantes.
Alienação, no sentido jurídico, perde-se a posse de um bem, na loucura o louco perde a dimensão de si mesmo na relação com o outro, na idolatria perde-se a autonomia, na concepção de Rousseau o povo não deve perder o poder, o homem comum alienado perde a compreensão do mundo em que vive e torna alheio a sua consciência, não mais percebendo aspectos importantes da realidade onde está inserido. Alienação também quer dizer que o trabalhador pensa que só serve para aquele tipo de trabalho, o trabalho alienado é uma condição de desumanização, os trabalhadores perdem o controle do produto e consequentemente de si mesmos, tornando-se incapazes de atuar no mundo com iniciativa própria e de forma crítica.
- Considerando a análise de Marx e Engels quanto à desigualdade social, que caracteriza o sistema capitalista, analise e interprete a charge apresentada no final da primeira unidade (pág. 36).
A charge mostra que de um lado, o avanço técnico, o aumento do poder do homem sobre a natureza, o enriquecimento e o progresso; de outro, há a escravidão crescente da classe operária cada vez mais empobrecida.
Reflete também que o sistema capitalista consiste na produção de mercadoria, tudo que é produzido só tem valor através da venda, então o trabalhador vende a sua mercadoria que é a capacidade de trabalhar.
Mostra também que o trabalhador não é pago dignamente pelo seu trabalho, pois ele trabalha muito e o que recebe não condiz com o tempo trabalhado (mais-valia valor que o operário cria além do valor de sua força de trabalho, do qual se apropria o capitalismo).
☞ Questões para saber mais
Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais, na internet. Além disso, assista aos vídeos, quando houver indicações.
- Defina cultura, explicando a diferença entre cultura de massa, cultura popular e cultura erudita.
Cultura de massa: compreende a produção de um tipo de cultura voltado ao entretenimento, de caráter mercadológico e com finalidade de homogeneizar a produção, por meio da imposição velada de valores e atitudes, que tornam as pessoas mais passivas, acríticas e propensas ao consumo exacerbado.
Cultura popular: vinculada ao conhecimento espontâneo, ou seja, aos conhecimentos transmitidos entre as gerações, por meio de narrativas e experiências acumuladas historicamente e socialmente.
Cultura erudita: relacionada ao saber institucionalizado, vem do pensamento cientifico, ou seja, sistematizados nos meios acadêmicos.
- O que significa tecnocracia? Evidencie seu posicionamento.
É o governo exercido pelos técnicos, que em tese, controlariam os meios de produção e, consequentemente, superariam o poder politico.
As maquinas (técnicos) são extremamente importantes para o desenvolvimento do homem, da sociedade e da economia, mas o lugar do homem na sociedade, no trabalho, seria desvalorizado, e a economia iria falir, pois teríamos muitos produtos e não conseguiríamos vende-los.
...