FUNDAMENTOS E MÉTODOS DE ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA
Por: biramelo • 7/10/2019 • Projeto de pesquisa • 548 Palavras (3 Páginas) • 342 Visualizações
[pic 1]
KATIA SANTOS DA SILVA MELO
R. A. 8039748
FUNDAMENTOS E MÉTODOS DE ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA
[pic 2]
MOGI DAS CRUZES
2019
[pic 3]
Marquinhos e seu balanço
Em um belo dia de sol, Marquinhos brincava em seu quintal, quando sentiu o sol queimar sua cabeça e um grande calor, tendo assim uma grande ideia.
Ele arrumou duas mudinhas de arvores, arrumou uma pá e então cavou dois buracos para plantar as arvores, já pensando futuramente plantou uma próxima a outra, para que quando elas crescessem e estivessem bem grandes poder serem usadas.
Assim o tempo foi passando e todos os dia Marquinhos as cuidava regando com muito cuidado.
Certo tempo depois com as arvores já grandes, Marquinhos finalmente pode aproveita e desfrutar, da sobrinha natural que as belas folhagens produziam, Marquinhos colocou uma bela de uma rede, para descansar no com embalo da fresca brisa.
Forma de Trabalhar
Com a leitura direcionaria aos alunos, como professor desenvolveria a observação das imagens sem concluir no lugar da criança. A cada observação feita pelo educador irá estimular novos olhares. A pergunta tem papel importante no convite à leitura, a escuta atenta das falas e observação da expressão fisionômica da criança são elementos reveladores de como cada um participa e deve ser considerado pelo professor no processo de leitura de imagens. Podemos buscar situações diferenciadas no papel do professor no momento da leitura do livro sem texto:
O educador faz a leitura das imagens segundo o seu olhar ou outra forma seria, mesmo tendo sua interpretação convidar as crianças a contarem a histórias a partir da leitura das imagens.
Na primeira situação existe um direcionamento da leitura por parte do professor. Mesmo que as crianças participem com suas observações a leitura foi conduzida segundo o olhar do leitor (o professor).
"São muitos os fatores que influenciam na compreensão estética, dentre eles o meio familiar, o social, o acesso a imagens estéticas, etc. Contudo, a interação situa-se como fator preponderante no desenvolvimento da educação do olhar, uma vez que esta permite o desenvolvimento de idéias mais sofisticadas, as quais possibilitam uma leitura cada vez mais crítica."Rossi (2003, p.130).
Com tudo, por fim procura-se apontar caminhos para responder á pergunta que se originou os estudo, de modo que a ilustração do livro infantil e juvenil seja avaliada a partir da construção de sentindo decorrente da relação da interpretação de texto no processo de leitura da ilustração
Referencias
Livros sem texto para crianças Pré-escolares: produção e leitura.
http://www.casadaleitura.org/
ALVES, Valéria de Oliveira- www.sitedeliteratura.com/Infantil/semtexto.htm
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/24680
...