Filosofia
Por: Vanessa Aparecida • 19/4/2015 • Trabalho acadêmico • 286 Palavras (2 Páginas) • 256 Visualizações
A arte de filosofar
Podemos assim dizer que a filosofia, passou a existir desde o surgimento do ser humano. Ela nasceu no exato momento em que o homem, percebeu suas sensações através de seus sentidos. Após as sensações, venho a imaginação, que poderia provocar o prazer e ao mesmo tempo o medo.
Para transmitir tudo o que foi sentido, alguns filósofos se comunicam através da arte. A partir disso surgiram várias idéias, e dessa observação detalhada surgiu o conhecimento, e daí um novo conhecimento cada vez mais aperfeiçoado, surgindo então à ciência.
Todos nós somos capazes de filosofar, ter um olhar crítico e agir bem. O ser humano, para construir seus pensamentos, necessita desenvolver suas potencialidades: a sensação, a imaginação, o discurso mental, a linguagem, a racionalidade, a experiência, o desejo, a vontade, o poder e o valor. Se todas essas qualidades são próprias do ser humano, e com elas, ele vive bem, sua vida poderá ser melhor, se na sociedade houver a prática constante do pensar.
O ato de pensar, nos leva a observação do todo, do mundo ao nosso redor. Na ciência as coisas existentes e as que podem existir, estão numa relação de causa e efeito, sendo descoberta através da sensação e da reflexão. O filósofo facilita aos outros, a compreensão e o melhor entendimento. Para uma pessoa se tornar filósofa é preciso perceber sua existência, e sua vida tem que ter um sentido, estar aberto a novos conhecimentos, não se acomodar com aquela mesma opinião, estar disposto a novos desafios, estar sempre preparado para prós e contra, nunca ter a certeza absoluta.
O maior desafio da filosofia é desafiar a si mesmo. Filosofar é muito prazeroso, pois podemos enfrentar nossos problemas e ainda ajudar aos outros.
...