Filosofia
Por: Dielly Rodrigues • 24/5/2015 • Trabalho acadêmico • 472 Palavras (2 Páginas) • 243 Visualizações
Os atos de manipulação estão intrinsecamente ligados a alienação, onde o espectador é ludibriado por mentiras ou omissão de informações referentes aquele conteúdo especifico ou geral. Levantadas todas essas questões, preocupa-me o grau de alienação que esse conteúdo pode causar em pesquisadores, docentes e discentes que não racionalizam a obra sob diversas perspectivas. Por essa falha de raciocínio gritante, a obra nem deveria ser abordada para estudo científico e a única aplicação possível é no aprendizado de como não fazer uma análise.
WOLTON, Dominique. Comunicação e modernidade In:______ WOLTON, Dominique. Pensar a comunicação. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2004. p. 24-40.
A resenha poderá ser elaborada tanto de artigos de livros, artigo científicos de periódicos científicos,outros tipos de artigos publicados , filmes, exposição de obra de artes etc. Sendo assim, em qualquer tipo de texto é possível elaborar. Em nossa aula e disciplina,a atividade deverá ser desenvolvida a partir de um texto, se possível dentro da temática do curso. O objetivo da atividade é oportunizar o aprendizado da técnica de resenhar( considerada também como uma técnica de estudo). É importante observar a seqüência lógica para o seu desenvolvimento, qual denomino de Etapas e ou Passos da Resenha, que são: 1-O título da resenha, deverá ser o título do artigo na ordem da referência bibliográfica.
Exemplo LIMA, Terezinha Bazé. Leitura, Escrita, Letramento e Diversidade Cultura: memórias de formação de professores via pesquisa ação. In BRITO,FERREIRA E LIMA. Memórias de Formação-Campo Grande.MS, Life Editora, 2010
2= Credenciais do autor do texto. Breve currículo do autor que escreveu no texto(geralmente na internet você localiza esses dados;
3-Resumo da obra(artigo) apresentação sucinta da apresentação do artigo parte por parte, as idéias centrais do autor, seu objetivo, especificamente do que trata o artigo.
4- Conclusões de autoria( conclusões a que o autor do artigo apresentou)
5- Quadro de referências do autor( verificar o corpo teórico, isto é, quais os teóricos utilizados pelo autor em seu artigo, conceitos, definições etc.
6-Critica pessoal do resenhesista( apreciação e julgamento do resenheísta sobre o conteúdo, forma e as contribuições do autor sobre o tema. Quais as contribuiçoes do artigo, idéias originais do autor,objetivos, atualidade e utilidade da mensagem para aplicação em nosso dia a dia.
7-Indicação de leitura, A quem o autor dirige o seu texto, a mensagem é para quem? Para quem você resenhísta indica essa leitura, para professores, para teólogos, para todos os profissionais que atuam em formação humana? etc etc. A resenha é um texto , próprio original(sem o uso de citações, desenvolvido em sequência lógico sabendo unir essas etapas dando textualidade ao texto.
No final Não há referência, porque a referência é somente do autor do texto e é ela que abre o título da obra, assim, não há necessita de trazer referências ao final do texto. Sucesso na sua aprendizagem sobre Resenha Crítica.
Profª Terezinha Bazé de Lim
...