Filosofia Platão
Por: AAOS • 24/10/2015 • Trabalho acadêmico • 491 Palavras (2 Páginas) • 231 Visualizações
ESTUDOS PARA PROVA:
SÓCRATES
Sócrates nasceu em Atenas – 469 a.c e condenado a morte em 399 a.c.
Visava uma nova educação cuja meta fosse a reinvenção da pólis (cidade), pois até aquele momento no século IV predominava a aristocracia, acessível somente a quem tivesse sangue divino. Queriam somente formar guerreiros bons e belos de corpo, preparados para a morte e assim para enfrentar o perigo e protege-los.
A medida que Atenas se expande surge a necessidade de formar bons cidadãos e não somente belos e bons! Uma educação que satisfizesse aos ideais do homem da pólis.
A areté (virtude) inaugura para o governo da pólis, cuja preocupação centra na política, ética e moral para exercer o poder. A VIRTUDE CÍVICA MEDIANTE O RESPEITO AS LEIS, SENDO O INSTRUMENTO A PALAVRA (Lógos).
Torna-se o poder da palavra, a argumentação, o de convencer o público objeto de interesse público. É nesse contexto que surgem os sofistas, espécie de mestres da educação do cidadão, apresentam mais técnicas e métodos do que propriamente a filosofia. Os sofistas é hábil em argumentar e especialista em alguma arte, atraindo e persuadindo os interlocutores ou ouvintes, logo tornam-se importantes para a democracia ateniense já que nos tribunais da época fazia valer seus direitos quem dominasse a arte da retórica.
A EDUCAÇÃO SERIA RESPONSÁVEL PELA FORMAÇÃO HUMANA.
- Sócrates se recusa a cobrar pelos ensinamentos – Diferentemente dos sofistas
- Sócrates ensinava em qualquer ambiente, inclusive em praça pública.
- Nunca dava as respostas e sim instigava os indivíduos a pensarem
- Preocupava-se com o bem estar físico e espiritual
- Mantras: Conhece-te a ti mesmo/ Sei que nada sei
- Não há verdade almejada por Sócrates
- O fato de não se ter uma resposta definitiva
- Cuidado de si, da alma e aspiração à virtude
- Tenta romper preconceitos
Maiêutica- A arte de dar nascimento às ideias, a arte do belo, justo e verdadeiro
PLATÃO
Nasceu em 427 a.c e morreu em 347 a.c, recebeu educação clássica do jovens atenienses, sendo também preparado para a guerra.
Foi um dos maiores discípulos de Sócrates, deixou várias obras em formato de diálogos, nesses relatos não se sabe quais são as ideias produzidas pelo mestre e quais são as de Platão.
Carta Sétima- Relaciona a decadência da política, dos costumes e da educação na Grécia.
Com Sócrates consolida a filosofia da reflexão sobre o agir humano e na construção de um Estado racional. Se oporá a educação hegemônica da época.
- Sabedoria como condição de libertação do homem
O Banquete- Discute a essência do amor, disputa que ocorre na casa de Agatão, um a um discursa baseado nas falhas do antecessor. Sócrates o último a fazer sua homenagem a EROS, diz da seguinte maneira:
- Eros aquele que ama as virtudes e a sabedoria e busca compreende-las
- Desejo-aspiração / Desejo-apetite
REPÚBLICA:
No livro A República, Platão expõe as dificuldades de realizar a verdadeira Paidéia. Tem a consciência de que a reforma moral e política de Atenas demanda uma redefinição da justiça, cuja deve ser inerente a alma e não se pode pôr em dúvidas
...