Filosofia da Educação
Por: Naiara Carvalho • 15/1/2021 • Trabalho acadêmico • 326 Palavras (2 Páginas) • 143 Visualizações
[pic 1]
ATIVIDADE INDIVIDUAL SUBISTITUTIVA
Atividade Idividual Subistitutiva apresentada ao Profª. Thaise Maria Dias, como parte do critério de avaliação da disciplina Filosofia da Educação, do curso de Pedagogia (UAB/Unimontes).
Acadêmico (a): Naiara Aparecida de Carvalho
São João da Ponte, Dezembro 2020
No texto Primeiras Palavras, Paulo Freire, nos fala da real relação entre ética e o trabalho docente, deixando claro que uma não se desvincula da outra.
Paulo freire nos fala da ética universal, que deve ser inserida em todas os momentos da vida da humanidade. A ética universal deve ser maior que os nossos interesses que estraga o principio de humanidade, do nosso egoísmo que nos distancia um do outro nos submetendo ao jogo do poder. Tanto do poder institucional quanto das relações do nosso dia a dia.
O preparo do profissional da educação deve ir além da especialização na área de trabalho, mas também deve apostar numa formação ética, para que o educador se torne um cidadão formador de cidadãos. Mas isso não quer dizer que o educador deve se privar das suas opiniões e criticas, pelo contrario, o professor deve fazê-la para que o aluno perceba o respeito e a lealdade dom que ele analisa a postura dos outros.
O texto lembra também que somos sujeitos da historia e como sujeitos da historia, estamos em constante transformação, somos produtos e produtores da historia. Isso nos impõe a constante responsabilidade da reflexão, temos que superar os padrões rígidos, em torno dos quais estamos fortemente ligados aos falsos moralistas. Como diz Freire; ”Uma das nossas brigas na Historia é exatamente essa: fazer tudo o que possamos em favor da eticidade, sem cair no moralismo hipócrita, ao gosto reconhecidamente farisaico”.
...