Filosofia da educação
Por: lindinhagirl07 • 20/11/2015 • Trabalho acadêmico • 287 Palavras (2 Páginas) • 172 Visualizações
O processo do filosofar
A filosofia é uma forma de conhecer mais abrangente que qualquer outra forma de conhecimento, e ela busca os conhecer os mais diversos atos do nosso cotidiano, desde as coisas mais simples, até as mais complexas. Nós somos filósofos, porque estamos sempre questionando algo, assim pensando diante de filosofias de vida. Já os filósofos profissionais se baseiam em conhecimentos e teorias estudadas de maneira metódica, que é criar conceitos e métodos, resumindo em poucas palavras é “pensar o já pensado”.
Os principais objetos da filosofia são o homem e o universo. A filosofia é radical porque busca conhecer os problemas na raiz das coisas, assim ela se aprofunda no pensar e agir. Ela também é rigorosa porque tem que ser um pensar sistemático, assim diferenciando dos pensares e falar do cotidiano. Seu papel não é explicar a realidade, mas sim compreendê-la, buscando o sentido das coisas e da vida, por isso em maior parte ela estuda o homem e o universo.
Então podemos ver que o saber filosófico sobre o mundo não é, e jamais será, privilégio dos filósofos de formação, mas, antes, um olhar que se funda numa investigação criteriosa sobre os fundamentos das nossas maneiras de ser e agir, pois a Filosofia é um modo de pensar que acompanha o ser humano na tarefa de compreender o mundo e agir sobre ele. Mais que postura teórica, é uma atitude diante da vida, tanto nas condições corriqueiras como nas situações-limites que exigem decisões cruciais. A sua utilidade, portanto repousa sobre a possibilidade de nos tornarmos humanos, ou seja, nos apropriarmos dos conhecimentos, dos valores, enfim da cultura produzida na temporalidade histórica, isso é o que o texto nos passa e nos faz entender.
...