Formas de Instituir a Educação Inclusiva Cafelândia
Por: 999593879 • 4/9/2023 • Trabalho acadêmico • 1.173 Palavras (5 Páginas) • 108 Visualizações
Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Uniasselvi
Valdenice Soares de Oliveira
Patrícia Moreira dos Santos de Oliveira
Tutora: Janaína Araújo
Formas de instituir a educação inclusiva
Cafelândia - Paraná
2022
RESUMO
Falaremos sobre a importância da Educação Inclusiva, que tem como objetivos; a inserção social de todas as pessoas, seja elas portadoras de algumas necessidades especiais, ou não, escolhemos falar sobre esse tema da Educação, pois é um tema muito abordado nos dias atuais, e mesmo assim ainda existem segregação dentro das salas de aulas, pois se trata de promover a diversidade, criar oportunidades romper barreiras, pois quando se trata de inclusão não se trata apenas de incluir pessoas de um grupo específico, e sim, à respeito de todas as pessoas sem exceção.
PALAVRAS-CHAVE: Entraves, Formação Continuada, Exigências.
INTRODUÇÃO
O Presente trabalho tem como objetivo refletir e perceber sobre como a educação inclusiva social é necessária. Para a construção de uma sociedade mais justa, onde inclui todas as pessoas de diferentes origens, raças, credo, orientação sexual, portadores de necessidades especiais, seja ela diferente de qual for, deverá ser respeitado, devemos aceitar e incluir na sociedade a fim de criar oportunidades e oferecer educação de qualidade para todos de forma igualitária, para as escolas incluírem de verdade nas escolas regulares tem que ter uma visão e entender que cada aluno tem suas particularidades, tem seu tempo de aprender, e devem ser considerados como diversidade e não como um problema, e usar diversas estratégias para a real inclusão.
Formas de instituir a educação inclusiva
A escola deve responder às necessidades e interesses de todos os alunos, sem exceção, partindo do pressuposto de que todas as pessoas aprendem, todos têm direito de ter contado social e interagir. Antigamente, as pessoas sofriam com a segregação e inclusão na sociedade, e aos poucos esse cenário está mudando.
“A escola inclusiva é uma escola comum - ou regular que escolhe todos os tipos de alunos, independentemente das diferenças. Nela, são criadas situações que favorecem e respeitam os diferentes ritmos e estilos de aprendizagem dos alunos” (FERREIRA;2018, p.4).
Segundo Ferreira (2018) o texto que trata de escola inclusiva, é uma escola que transmite o respeito e ensinamentos, onde coloca tudo na prática e acolhe todos os tipos de alunos, seja branco, negro, classe social, gêneros, diferentes etnias, ou com algum tipo de necessidade especial. Para incluir tem que se colocar no luar do outro. O papel da escola é incluir todos sem exceção, integrar cultura, história de vida, e contemplar a diversidade de cada aluno, apesar das diferenças todos têm seus atributos e são capazes de aprender em tempos deferentes, cada um no seu tempo. A segregação ficou no passado em pleno século 21, não dá para tolerar que ainda se divide em grupos separados essas pessoas. As leis existem e devem ser colocadas em prática.
“A inclusão de pessoas com necessidades especiais tem sido alvo de grandes debates, reflexões e discussões, mesmo em meio de tantas políticas públicas inclusivas, ainda pretende responder à inclusão, tão marcante em nossa sociedade” (BORGES; PAINI,2016, P.G).
Diante da realidade atual, percebe-se que a educação inclusive tem sido um dos campos de estudo que mais cresce, é um tema muito relevante e necessário. Não podemos aceitar que em uma era de tenta tecnologia, estudos, campanhas contra racismo e inclusões, ainda existe um grande grupo de pessoas excluídas da sociedade. Muitas vezes, isso parte de membros da família, mesmo por não incluir os filhos por medo de sofrer bullying, ou até mesmo na intenção de superprotegê-los.
Para isso, a educação tem por base quatro pilares: Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver, aprender a servir, firmar a inclusiva em todos esses pilares e garantir que a aprendizagem de crianças e jovens com deficiências aconteça por meio de várias possibilidades de desenvolvimentos que podemos encontrar na escola (FEREIRA,2018, P.4).
O principal objetivo é criar um ambiente de igualdade, com oportunidades para que todos tenham acesso à aprendizagem de qualidade, e cabe a escola criar um ambiente onde todos os alunos possam conviver em harmonia, socializar, pensar no espaço físico para que possa acolher os cadeirantes, cada um tem sua limitação e precisa ser pensado em cada detalhe, incluir não é só receber na escola, é pensar em todas as possibilidades e se colocar no lugar do outro e tentar fazer o melhor possível para incluir a todos de todas as formas.
Parafraseando (Brasil 2004, p.8) é no dia a dia escolar que crianças e jovens enquanto atores sociais, tem acesso aos diferentes conteúdos curriculares, os quais devem ser organizados de forma a efetivar a aprendizagem.
Por fim, e para que todos os desafios mencionados anteriormente façam ocorrer a inclusão na escola, é preciso que a equipe gestorial e de profissionais da educação visualizam a necessidade de revisar e atualizar os textos normativos (regulamentos, estatutos, manuais, cartilhas, comunicados formais) para que nenhum deles impeça o acesso ou a permanência de alunos com deficiência (PEUISTA.EDUCAÇÃO.2014, P.2).
...