Fundamento de gestao
Por: perellinha • 17/3/2016 • Monografia • 1.289 Palavras (6 Páginas) • 238 Visualizações
[pic 1]
ATPS – FUNDAMENTO DA GESTÃO EM EDUCAÇÃO
Professor: Adriana
Alunos:
Ana Paula Garcia Perelli Ra. 6817445396
E-mail: ap.perelli@gmail.com
Emily Erika Firmino dos Santos Ra. 4997018951
E-mail: emy_firmin@hotmail.com
Michele Maria Da Silva Filgueira Ra. 1299214832
E-mail; michele.m.silva@hotmail.com
JUNDIAÍ
SETEMBRO/2015
Autonomia Restrita
Na Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB nº 9394/96), no artigo 12 inciso VI, fala que a gestão democrática prevista estabelece uma nova perspectiva, um novo olhar de planejamento participativo, dando autonomia para as escolas definirem suas regras, envolvendo e comprometendo pais, alunos, professores e gestores, para que todos possam participar de decisões coletivas , contribuindo assim para a melhoria de qualidade de ensino. A partir dessa lei percebemos que a educação está se transformando e que a autonomia e a participação são coisas indispensáveis na educação, pois no mundo neoliberal que vivemos onde a educação tem como objetivo arrumar um bom emprego no futuro, e onde os que não forem bem não conseguirão.
Mas para que tudo isso possa ocorrer é necessário que as escolas públicas elaborarem e efetuem projetos pedagógicos, contudo é necessário ter um maior apoio nos recursos humanos e financeiros, pois com a ausência desses dois critérios a autonomia é inexistente, portanto são condições imprescindíveis para que seja feito a excussão correta do trabalho pedagógico.
Portanto, para que seja feito um trabalho eficaz e de boa qualidade tem que haver a aplicação de vários fatores que não é o que ocorre, pois percebemos que a maioria das escolas está com o prédio se deteriorando, falta de equipamentos e recursos pedagógicos, salas superlotadas, professores desmotivados por vários fatores, a falta da participação da comunidade na gestão escolar.
O diretor possui autoridade máxima dentro da escola, e através dele devem-se detectar os problemas para que sejam solucionados logo que apresentados, onde muitas das vezes os problemas não são de ordem técnicas e administrativas, mas sim politica causada pela falta de recursos e abandono do estado.
Conclui-se que a autonomia escolar deve servir de intermediador para a realização de determinados fins incluindo a parte financeira, onde não sendo utilizada de forma adequada pode não trazer resultados positivos e nem de qualidade no processo de ensino-aprendizagem não esquecendo a participação da comunidade para o sucesso.
Roteiro de observação do Projeto Politico-Pedagógico
- Aluno/conteúdo
Atividades propostas são desafiadoras para todos os alunos?
Há retomado de conteúdos passado?
Existem recursos para ajudar no aprendizado?
- Professor/aluno
Objetivos de aprendizagem de curtos e longos prazos dos conteúdos estão claros para a turma?
As atividades passadas foram compreendidas por todos?
Intervenções são feitas em qual momento?
Os professores deixam os alunos criarem raciocínio logico?
Os erros são levados em consideração?
As dúvidas individuais são compartilhadas com o grupo?
- Alunos/Colegas
Os alunos se sentem a vontade de se expressar em sala de aula?
Eles têm trocas produtivas entre eles?
Como eles se organização da sala?
Os alunos se respeitam no momento de se expressarem?
- Professor/Gestor
Á colaboração do gestor no processo de aprendizagem?
O gestor dá todos os recursos para que o professor possa dar uma boa aula?
O gestor companha de perto o trabalho dos professores?
- Gestão/família
Os pais são presentes na vida escolar de seus filhos?
Eles colaboram nos eventos escolares?
Os pais colaboram para ajudar os filhos em deveres de casa e respeita os horários de entrada e saída?
Relatório sobre pesquisa
De acordo com a pesquisa realizada, referente á observação politica pedagógica em uma escola publica de ensino fundamental, podemos perceber que seu projeto é muito rico em detalhes, todos para ajudar da melhor forma a relação ensino aprendizagem.
Visto que a gestão e educadores colocam os alunos a frente de seus níveis de aprendizagem através de projetos e atividades, com o apoio da família e sociedade. Enfatizamos que alguns pais mesmo sendo analfabetos procuram serem presentes na vida escolar de seus filhos, já outros mostram um despreparo para apoiar seus filhos na vida escolar e por isso acabam deixando toda a responsabilidade de educar para a escola.
Muitos alunos são limitados no que se refere à aprendizagem. Mas a escola tem como metas assim como o índice de elevação da aprovação e redução da reprovação, sendo, então adotada medidas como: oficina de linguagem, projetos, reforço, jogos, aulas de informática entre outros.
A comunidade é muito participativa e simples, ajuda a escola com os eventos e torna-se parceira na busca por uma educação de qualidade.
A escola possui uma boa estrutura física, um bom espaço para estudo, brincadeiras e uma gestão sempre atenta a tudo, para que haja uma aprendizagem de qualidade e de acordo com o que o sistema permite, assim contribuindo para o bem estar educativo de seus alunos.
Segundo a gestora os professores possuem um papel de educador sempre conduzindo o processo construtivo e fornecendo elementos instigadores, estimulando e intervindo quando necessário e assim orientando e desafiando os alunos, para que aprendam de forma que eles aprendam e se torne sujeito no processo ensino aprendizagem.
Concluímos que os gestores trabalham de forma a dar todo suporte aos professores, alunos e familiares, mas nem tudo depende apenas deles, pois tem um sistema e regras ao qual devem seguir e respeitar, com tudo ainda acham brechas para as melhorias na escola, pois não podemos esquecer que o papel dos alunos permite que eles errem, constrói, experimentem, tenham duvidas e analisem assim reconstroem e finalmente aprendem.
...