Fundamentos Gestão em Educação
Por: marques.40 • 30/3/2016 • Trabalho acadêmico • 2.199 Palavras (9 Páginas) • 371 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
POLO: MANAUS
CURSO: PEDAGOGIA/LICENCIATURA
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA GESTÃO EM EDUCAÇÃO
ELIVAN ARANHA DE SÁ RA: 379250
ELZINEIDE BATISTA MARIA RA: 385928
KÁTIA MARTINS RA: 378087
ROSA MARIA PEREIRA RA: 356272
VANDERLEIA CARNEIRO DA SILVARA: 385904
Trabalho para fins de avaliação
Da disciplina: Fundamentos da
Gestão em Educação.
Manaus-Amazonas
2015
Sumário
Introdução.............................................................................3
A importância da Gestão para educação...............................3
Gestão Democrática da Escola..............................................4
Qualidade e Produtividade................................................... 5
A importância do projeto político Pedagógico......................6
Mapas conceituais................................................................7
Considerações Finais.............................................................8
Referências Bibliográficas.....................................................9
Introdução
Este desafio tem por finalidade abordar a importância da Gestão para a Educação; a relação entre Escola e Comunidade; a importância que tal relação e parceriapossuem no processo educativo dos alunos e na construção de uma sociedade melhor. Por meio deste, objetivamos ainda;abordar o processo de confecção de ferramentas que possam ser utilizadas na conquista e consolidação da participação de toda a comunidade na construção de uma verdadeira Escola Publica de qualidade. Refletiremos assim e, debateremos a questão da participação e/ou iniciativa e envolvimento de todos, desde o Gestorda Escola a toda a comunidade Escolar e não Escolar. Abordando assim; a questão da Gestão, do Gestor Escolar e a construção de uma Escola de todos e para todos. A Gestão Escolar, a interação e integração entre Escola e Comunidade são, portanto, o foco e o objetivo deste desafio.
A importância da Gestão para a Educação
Vivemos outros tempos, ou seria outro tempo? Como queira. Então, como vivemos em um tempo no qual há uma imensa fome e sede por justiça, justiça social, pela construção de uma sociedade Global mais humana, onde se possa viver melhor. Um tempo sofisticado, avançado, informático e tecnológico, faz-se necessário pensar e lutar, digamos assim, pela construção de uma Escola Publica mais humana, mais comunitária e mais democrática; onde a construção do saber e de uma sociedade melhor conte com a participação de todos. Para tanto a Escola e o Gestor precisam se adequar a esta realidade, a este tempo em que vivemos. O Gestor precisa ser acima de tudo; um Gestor humanístico e democrático que seja capaz e habilitado a propor e realizar o trabalho coletivo; seja o primeiro sempre a ter uma iniciativa, se envolver e estar a par dos assuntos e problemas da Escola. Apresente propostas, ouça os professores, envolva os pais, os alunos, todos enfim, na construção de uma sociedade melhor. Por que o que é Educação? Educação,é a apropriação da Cultura e, Cultura é mais do que informação; é tudo aquilo que não tem existência própria, mas é produzido pelo homem; conhecimento, valores, tecnologia, ciência, artes, crenças, condutas e tradições. Tudo, enfim, que faz parte da Cultura Humana. Assim, para que todos possam se apropriar desta Cultura e mesmo desenvolve-la, faz-se necessário que o Gestor e a Escola se voltem para o mundo ao seu redor, se aproximem deste, se integrem e interajam com este. Conquistando e consolidando também a integração e interação do mesmo.
A Gestão Democrática da Escola
Em nosso dia-a-dia; Administração, ou Gestão, costuma ser associada ou confundida com chefia ou controle das ações de outros. Isso se deve ao fato de que, constantemente, convivemos com o arbítrio e a dominação e, quase não percebemos isto. Assim é compreensível que gerir,ou administrar, seja confundido com mandar, com chefiar. Contudo, se abandonarmos por um tempo as concepções do nosso dia-a-dia e nos aprofundarmos na análise do real valor de Administração ou Gestão. Notaremos que Administração “essencialmente” é mediação na busca de objetivos. Como bem define Paro: “é a utilização racional de recursos para a realização de determinados fins.” (PARO, 1986). A luz destaconcepção de Gestão ou Administração como mediação, podemos perceber que não sobra espaço, ou não deve haver espaço para uma Gestão burocrática, ou ainda que tal Gestão tende a perder seu espaço no ambiente Escolar. Em lugar de uma Gestão burocrática ou mesmo autoritária, fechada, erige-se a Gestão democrática. Mas o que na prática deva serrealmente a Gestão Democrática? Como entende-la? : “(...) um processo de aprendizagem e de luta política que não se circunscreve aos limites da prática educativa, mas vislumbra, nas especificidades dessa prática social e de sua relativa autonomia, a possibilidade de criação de canais de efetiva participação e de aprendizado do “jogo” democrático e, consequentemente, do repensar das estruturas de poder autoritário que permeiam as relações sociais e, no seio dessas, as práticas educativas.” (Navarro, caderno de atividades, Anhanguera, 2012). Gestão Democrática pressupõe assim, a participação e o envolvimento de todos os sujeitos que se encontram envolvidos com o processo educativo. Mas o que é Gestão Participativa? Luck a define como: “O entendimento do conceito de Gestão que já pressupõe, em si, a ideia de participação, istoé,do trabalho associado de pessoas analisando situações, decidindo sobre seu encaminhamento e agindo sobre elas em conjunto. Isso porque o êxito de uma organização depende da ação construtiva conjunta de seus componentes, pelo trabalho associado, mediante reciprocidade que cria um “todo” orientado por uma vontade coletiva”. (LUCK, 1996, p.37).Desta forma todos são convidados e incentivados a dar sua contribuição não só na elaboração do projeto político pedagógico, como a trabalhar a partir deste e com este, tornando de fato a Educação, a Escola, enfim, a Cultura Humana de todos e conseguintemente tornando outra a realidade de nossa sociedade.
...