Fundamentos da Gestão em Educação
Seminário: Fundamentos da Gestão em Educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JessicaFlorencio • 23/9/2013 • Seminário • 339 Palavras (2 Páginas) • 368 Visualizações
ATPS - Fundamentos da Gestão em Educação
No enfoque apresentado nos seguintes textos disponibilizados, são de grande valia para o sistema educacional brasileiro, e tem por objetivo refletirmos sobre a questão administrativa organizacional enquanto gestor.
Porém, vem à indagação se realmente todos os instrumentos de gestão estão de fato sendo aplicados atendendo as necessidades na educação escolar, entretanto, existe um modelo de gestão nos demais
segmentos como: indústrias, hospitais, nas administrações direta e indireta, cada qual em seu segmento.
Dentro do contexto histórico e social houve grandes mudanças nas organizações administrativas, e por volta dos anos 60, à teoria administrativa conta com a nova prática de integração, motivação e cooperação; até então a administração tinha um modelo hierarquizado com regras rígidas.
Noções de cultura e clima organizacional surgiram nos Estados Unidos na década de 60, segmento este muito importante para desenvolvimento e crescimento das empresas que considera a participação de todos e a interação entre todos os membros da empresa contribuindo para um ambiente favorável para o desempenho das atividades de cada membro.
Atualmente estamos vivendo no mundo globalizado aonde as informações e as inovações tecnológicas chegam a todo vapor, sendo assim não é mais possível que um gestor siga o modelo monocrático, para administrar é necessário seguir o modelo democrático para então acompanhar os avanços garantindo um desenvolvimento das atividades com qualidade.
Com as informações apresentadas nos dois textos, foi possível conhecer um pouco sobre o processo de mudança na questão administrativa, baseada nas teorias de estudiosos, mostrou-se a necessidade de se reestruturar administrativamente no que se refere organização e ambiente de trabalho, valorizando a integração, a participação tendo como objetivo o desenvolvimento e o crescimento tanto de pessoal, quanto no sistema capitalista.
Contudo é perceptível a importância da administração escolar, tendo em vista que o gestor deve administrar
com objetivo de garantir uma aprendizagem significativa para seus alunos promovendo condições de forma democrática e participativa por intermédio de reuniões, planejamento, organização, interação, capacitação contínua, troca de saberes, avaliação e reflexão; e assim, formar cidadãos críticos, reflexivos e responsáveis para o mundo globalizado.
...