Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil
Por: GLAUCIAG • 6/9/2022 • Trabalho acadêmico • 1.131 Palavras (5 Páginas) • 127 Visualizações
Disciplina: Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil (3° semestre)
Aula 01
- Disserte sobre a construção da concepção de Infância e qual a sua visão sobre essa fase.
R:
A concepção da infância dos dias atuais é bem diferente de alguns séculos atrás. É importante salientar que a visão que se tem da criança é algo historicamente construída, por isso é que podem perceber o sentimento da de infância ao decorrer do tempo.
O que hoje pode parecer uma aberração, como a indiferença destinada a criança pequena, séculos atrás era algo absolutamente normal. Por isso a estranheza que se causa na humanidade nem sempre viu a criança como um ser particular, e por muito tempo foi tratada como um adulto em miniatura.
Na minha visão a criança é um ser particularmente especial, temos que dar atenção aos nossos pequenos, porque através de nós que aprendem o certo ou errado, a infância é o primeiro passo de aprendizagem nos precisou entender as crianças um pouco mais e também o que elas podem aprender desde cedo.
Aula 02
- Destaque as principais ideias dos pensadores abaixo e busque exemplos de suas contribuições na prática escolar atual:
- Froebel (1782–1852)
- Ideias pedagógicas:
A educação baseia-se na evolução de atividades da criança;
As atividades espontâneas adquirem um desenvolvimento verdadeiro;
Para que o crescimento físico, metal e social, variaram-se nas atividades construtivas;
Na educação infantil o brinquedo é fundamental;
Os currículos escolares devem estar baseados nas atividades e interesses, desde o crescimento até a fase infantil;
O futuro desenvolvimento da raça depende exclusivamente da educação das mulheres;
A humanidade ainda esta em processo de desenvolvimento para ele a educação é a melhor solução futura
b) Contribuições na prática pedagógica atual:
A grande contribuição à educação atual é que reside em seus estudos e aplicações, praticas a cerca do jardim de infância, aos quais é considerado o indicador. Reformar educacionalmente de primeira grandeza o professor universitário, com experiência e trabalhos práticos, enfatizou a importância da criança, destacando atividades estimuladas e corrigidas.
- Montessori (1870-1952)
- Ideias pedagógicas:
Suas ideias foram, a Casa da Bambini, escola sem lugar marcado, matérias didáticas produzidas por ela, como, exercícios para vida cotidiana; material sensorial; material de linguagem; material de matemática, material de ciências; material de conteúdo adulto.
- Contribuições na prática pedagógica atual:
Propõe a criança desenvolver a totalidade de sua personalidade e não somente as capacidades intelectuais, ainda fornece a criança uma grande espontaneidade. Permite ao professor tratar cada criança individualmente em cada matéria e assim faze-la de acordo com suas necessidades individuais. Cada criança trabalha em seu ritmo.
- Célestin Freinet (1896– 1966)
- Ideias pedagógicas:
Seu principal objetivo era desenvolver a educação popular, que não depende de tantos recursos. Acreditava no potencial criativo, questionar e investigar as crianças, por isso as incentivava num potencial participativo , valorizava o conhecimento pratico, as descobertas e o tratamento experimental.
Ele acreditava que o material didático pronto, não tinha nada a ver com a realidade da criança, acreditava e valorizava a criança em todos os aspectos, físico, intelectual, biológico, social e afetivo.
- na prática pedagógica atual:
Contribuições
Algumas teorias de Celestian foram incorporadas pela educação infantil hoje, como por exemplo, o desenho livre, as aulas passeio, livro da vida, as rodas de conversas. Muitas de suas influências de pratica pedagógicas na educação infantil e seus princípios são incorporadas nas escolas.
Para ele o professor ganha nova figura, é considerado o detentor do saber. Outra inovação foi o computador da época, que através dele as crianças puderam registrar seus trabalhos, e os professores aos poucos foram divulgando os trabalhos e seus alunos e trocando ideias com outros professores. Ele proporcionou aos alunos que eles escrevessem sem medo aquilo que viesse na cabeça, isto hoje pode ser percebido em algumas praticas de incentivo e escrita espontânea.
Jean Piaget (1896– 1980)
- Ideias pedagógicas
Suas ideias estão presentes em vários colégios do mundo, suas teorias buscam implantar nos espaços de aprendizagem uma metodologia inovadora que busca formar cidadão, criativos, e críticos. De acordo com ele, os professores não devem pensar só em ensinar, mas a orientar os educandos no caminho de aprendizagem autônoma.
- Contribuições na prática pedagógica atual:
Grande contribuição de Piaget foi estudar o raciocínio logico matemático, que é fundamental na escola, mas não pode ser estimulado, depende da estrutura do conhecimento da criança.
...