TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos e metodos do ensino de artes

Por:   •  19/10/2020  •  Artigo  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 3

Com base nas leituras propostas para este ciclo de estudos, escolha um/a jogo/brincadeira que não esteja indicado/a na Unidade 3 do Caderno de Referência de Conteúdo “Jogos e Brincadeiras I” e descreva-o/a nas três dimensões do conteúdo.

O jogo Taco nos apresenta uma proposta de trabalho nas três dimensões: Conceitual, Procedimental e Atitudinal. Para desenvolvermos as três dimensões serão necessárias de 3 aulas. A 1ª aula será para trabalharmos com os alunos as regras e a história por trás do jogo, contando sua origem (variada) e a origem dos outros jogos similares, e fazer uma roda de discussão para os alunos debaterem qual é a origem que eles acham mais próxima do jogo. Os alunos ainda têm a possibilidade de sugerir modificações/ adaptações do jogo. A 2ª aula caso tenha um aluno deficiente visual para os alunos jogarem de modo incluso, caso contrário, os alunos jogam seguindo as regras ditas na aula anterior. A 3ª aula ocorre como complemento a 2ª, o jogo é refeito com a inclusão total, no caso de turma com deficiente visual testaremos a habilidade de adaptação de todos (aprimoramento das habilidades aprendidas na aula 2); se a turma não tiver aluno de inclusão, será mostrado pros alunos uma modificação do jogo original para eles sentirem a dificuldade que uma pessoa com deficiência enfrenta diariamente.

Quando se analisa a dimensão Conceitual, se faz necessário observar a origem do jogo e possíveis modificações. A origem do Taco é bem variada, uma versão é que o jogo foi criado no Brasil durante o século XIX, outra é que o jogo é uma variação do críquete (jogo britânico). E uma das mais controversas é que o jogo foi baseado no beisebol, controversa, pois há quem diga que na verdade o beisebol que foi inspirado no Taco e não o contrario. De todo modo, o que se sabe é que se trata de um jogo simples que não exige muitos recursos materiais, mas que pode sofrer adaptações regionais e adaptações para incluir pessoas deficientes.

Para trabalharmos a dimensão Procedimental, são necessárias no mínimo quatro pessoas para que o jogo aconteça, divididas em duas duplas, os arremessadores e os rebatedores. O jogo original é realizado em um espaço aberto, a dupla de arremessadores tem como objetivo derrubar com uma bolinha um pequeno tripé localizado dentro das bases (dois círculos feitos no chão com distância previamente determinada entre os mesmos), já a dupla de rebatedores tem uma chance de rebater a bolinha arremessada em direção ao tripé. Enquanto a bolinha está longe os rebatedores devem ficar trocando as bases para marcarem pontos, quanto mais longe rebater mais pontos são marcados, no entanto se a dupla de arremessadores lograr êxito em derrubar o tripé por descuido dos rebatedores eles invertem posição e o jogo continua na mesma estrutura. Vence o jogo quem conseguir 12 pontos primeiro.

Na dimensão Atitudinal, será trabalhada a inclusão de pessoa deficiente visual (havendo possibilidade de adaptações para qualquer outro tipo de inclusão). Os jogadores serão vendados a bolinha deverá reproduzir algum som (bolinha com guizo), a distância entre bases é reduzida, assim como a quantidade de pontos necessários para vencer a partida.A colaboração é fundamental neste jogo, as duplas dependem de seus parceiros (as) para ganhar, jogar sem espírito de equipe fará com que a derrota da dupla seja certa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (33.2 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com