Gêneros Literários
Por: Noinha • 23/5/2015 • Trabalho acadêmico • 944 Palavras (4 Páginas) • 254 Visualizações
[pic 1]
Universidade Anhanguera-UNIDERP
Curso: Pedagogia Licenciatura
Disciplina: Tecnologias Aplicadas á Educação
Aluna:Noelma Moreira Santos Andrade-440104
FORMAS TEXTUAIS
JUAZEIRO – BA
2013
Aluna:Noelma Moreira Santos Andrade-440104
FORMAS TEXTUAIS
JUAZEIRO – BA
2013
A preocupação em se produzir textos de qualidade e com um bom nível de coerência, vem sendo o foco de muitos educadores em relação a seus alunos. Os professores por meio de diagnósticos feitos em observações buscam solucionar problemas em relação à coerência e coesão encontrados nas produções textuais elaboradas pelos alunos.
A dificuldade em realizar uma produção textual onde os elementos gramaticais não aparecem da maneira que deveriam aparecer na formação e organização dos elementos no texto. Tudo isso causa uma emaranhado de palavras e frases soltas sem sentidos, de maneira que não estabelece uma relação entre o que foi citado anteriormente. Os problemas de ortografia são claros, vícios de linguagem como a linguagem utilizada na internet, falta de concordância, entre outros.
Para mudar a postura linguística de um alunado acostumado aos erros não é um trabalho fácil, porem trabalhos metodológicos são alternativas para direcionar o foco nos elementos, das frases em sequência e do texto como um todo. Para isso, é necessário que haja coesão, coerência que se relacionam com o material conceitual e linguístico, além de outros fatores como a intenção do emissor, a aceitabilidade por parte do destinatário, a situação e a intertextualidade.
A composição desse trabalho trás como objetivo mostrar e melhorar as formas de como se elaborar um texto, buscando sempre o contexto do texto, sabendo exatamente a importância da produção daquele texto, pois assim o aluno terá uma base que servirá tanto de tema como de base teórica. Esse contexto e a forma de organização indicarão o que pode e o que não pode ser escrito, elaborando assim um bom texto, observando o que está a sua volta, nos seus pensamentos, pois a realidade pode ser a melhor fonte inspiradora e organizadora de um texto bem produzido.
Além da coerência correta o texto depende da formalidade que se deve usar para que tenha sentido e que exerça sua função sócio comunicativa.
Um texto deve ter uma estrutura que durante todo o seu corpo haja uma relação entre os seus elementos e que eles sejam mantidos. Estes são as relações entre a coesão e a coerência, pois essas mantêm o sentido do texto e fazem com que não se torne chato e monótono.
A uma variação nos tipos de textos que são determinados pela interação entre o leitor e o texto. Isso significa que o texto se classifica pela natureza linguística na sua construção teórica, na utilização dos tempos verbais e entre as relações entre seus elementos. Existem alguns tipos de texto, porém os principais são: Dissertativo, narrativo, argumentativo, expositivo e injuntivo.
LEITURA NA ESCOLA
A leitura forma cabeças eleva ego, oferece ao aluno uma nova chance de rever o que viu ou o que deixou de ver e durante esse processo é importante que os alunos tenham “curiosidade”, ato de contribuição para a motivação dos alunos que estão em busca do conhecimento. É importante o professor que faz parte dessa construção, procurar, identificar, métodos e experiências que possam ajudá-lo a motivar o aluno durante o seu processo de aprendizagem. Muitas vezes a deficiência em relação à leitura já acompanha o aluno desde tempos atrás. Muitos fatores podem ocasionar danos que podem segui-lo pelo resto da vida.
...