HISTÓRIAS DE PROBLEMAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM A PARTIR DAS OCORRÊNCIAS ESCOLARES
Por: Taty Tesch • 9/11/2018 • Tese • 12.622 Palavras (51 Páginas) • 428 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS
UNIDADE DE LEOPOLDINA
HISTÓRIAS DE PROBLEMAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM A PARTIR DAS OCORRÊNCIAS ESCOLARES
por
TATIANA TESCH ARRUDA
Leopoldina - MG
2017
HISTÓRIAS DE PROBLEMAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM A PARTIR DAS OCORRÊNCIAS ESCOLARES
TATIANA TESCH ARRUDA
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Coordenação do Curso de Pedagogia da Unidade Leopoldina da Universidade do Estado de Minas Gerais, como requisito parcial para a conclusão do curso de Graduação em Pedagogia e a obtenção do título de Licenciado em Pedagogia sob a orientação do (a) Professor (a) Rodrigo Fialho Silva.
Leopoldina - MG
2017
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS – UEMG
UNIDADE DE LEOPOLDINA
CURSO DE PEDAGOGIA
A Comissão Examinadora, abaixo assinada, aprova o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
HISTÓRIAS DE PROBLEMAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM A PARTIR DAS OCORRÊNCIAS ESCOLARES
Elaborada por:
TATIANA TESCH ARRUDA
como requisito parcial para obtenção de Licenciatura em Pedagogia
Leopoldina, 27 de novembro de 2017.
BANCA EXAMINADORA
Prof. Dr. Rodrigo Fialho Silva
Orientador
Profª. Me. Anicézia Pereira Romanhol Bette
Membro da Banca Examinadora
Profª. Me. Albertina Mattos
Membro da Banca Examinadora
AGRADECIMENTOS
A meus pais, minha filha querida e grande parceira de vida, familiares e amigos que jamais permitiram que eu fraquejasse. Aos meus professores que por sua competência, amor pela educação e gratificante amizade me inspiraram a seguir em frente.
À Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG, representada, em 2014, pela professora Beatriz Bento de Souza, de quem recebi tão carinhosamente as boas vindas. Obrigada por sua postura firme e competente, doce e carinhosa, sempre nos passando a segurança, incentivo e apoio necessários.
À professora Anicézia Romanhol Bete, por sua amizade, carinho, seriedade e competência que sempre me trouxe segurança, apoio, uma palavra de incentivo e um abraço acolhedor nos momentos mais difíceis dessa jornada.
Ao querido professor orientador Rodrigo Fialho Silva que com sua vasta experiência e sabedoria, dedicação, competência, amizade, apoio e carinho soube me conduzir por toda jornada até a conclusão do TCC.
A todos os professores que brevemente ou durante todo o percurso foram meus alicerces nesse belo caminho da educação, carregarei no meu coração essa linda experiência vivida intensamente e a honra de ter feito e sempre fazer parte desta família que é a UEMG – Leopoldina.
Agradeço também pela grandiosa oportunidade de ter podido participar, durante três gratificantes anos, como bolsista do PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, que me proporcionou experiências e aprendizados que levarei por toda a vida e para a minha caminhada profissional.
Aos meus amados e tão importantes companheiros de classe, por caminharem ao meu lado rumo à realização deste imenso sonho. E aos demais que, de diversas formas, contribuíram na elaboração deste TCC.
“Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais...”.
Rubem Alves
RESUMO
O objetivo do presente trabalho é fazer uma análise por meio de uma pesquisa documental e bibliográfica, das ocorrências acerca da indisciplina escolar em uma Escola pública do município de Leopoldina, Minas Gerais. Esta pesquisa se faz necessária uma vez que é imprescindível que se tente entender a origem de tais comportamentos, verificar suas causas e categorizá-las. E, se possível, buscar soluções em experiências de sucesso no combate às dificuldades de ensino e aprendizagem ocorridas dentro do ambiente escolar. A conclusão a que se chega remete a outras questões que envolvem não somente o aluno, bem como a escola, os educadores, a comunidade acadêmica e as famílias, levando-nos a crer que os problemas de ensino e aprendizagem são muito mais abrangentes do que somente se limitar a comportamentos fora do padrão das regras escolares, classificadas como indisciplina.
Palavras- chave: Indisciplina escolar, Escola, História, Aprendizagem, Conceituação de indisciplina, Relação professor-aluno.
Sumário
INTRODUÇÃO 8
CAPÍTULO 1 12
CONCEITUAÇÃO DE INDISCIPLINA 12
1.1 A visão do docente sobre a indisciplina 17
1.2 Alguns apontamentos na visão do aluno sobre a indisciplina 20
1.3 A responsabilidade também passa pela escola 22
CAPÍTULO 2 25
ANÁLISE DOCUMENTAL DO LIVRO DE OCORRÊNCIAS 25
CAPÍTULO 3 36
HISTÓRIA DE SUCESSO NA LUTA CONTRA A INDISCIPLINA 36
...