IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO ATRAVÉS DO BRINCAR
Por: Ellen Mastroumano • 19/2/2016 • Trabalho acadêmico • 317 Palavras (2 Páginas) • 454 Visualizações
a) Froebel, além de criar o primeiro Jardim da Infância, destacou a importância da educação através do brincar. O artigo “A perspectiva socioconstrutivista na psicologia e na educação: o brincar na pré-escola” também destaca a abordagem do brincar na educação. Estabeleça uma relação entre o tema apresentado pela visão de Froebel e o artigo que você leu.
A – Após a leitura pude concluir que a perspectiva sócio construtivista é abordada como sistema em práticas educacionais, tendo como função a escola e o educador; apresenta fundamentos no trabalho pedagógico junto as crianças em sala, sendo considerado o brincar, como componente essencial. O brincar é tido como objetivo principal no desenvolvimento motor, sensorial, humanitário e aperfeiçoamento de suas habilidades.
b) Existem semelhanças ou diferenças entre a educação positivista e a socialista? Explique.
B – Existem diferenças:
- A sociologia tem o objetivo de estudar a vida humana, através de métodos e regras próprias, com ponto de vista político e defende a educação universal e politécnica.
- O positivismo baseia-se em fatos reais e na experiência, não admitia dúvidas, confiava no conhecimento científico e considerava as leis do universo.
c) Temos, no período do Iluminismo, uma riqueza de reflexões pedagógicas aliadas a uma visão política trazida por John Dewey. Como podemos relacionar o pensamento político de Dewey com a educação?
C – Relacionando a democracia aos estudos, por ser de ordem política permitia o desenvolvimento dos indivíduos, e permitia decidir em conjunto. Pois se importava com o crescimento, físico, emocional e intelectual, fazendo com que as ideias servissem para a resolução de problemas reais.
d) A educação construtivista faz uma abordagem sobre a educação que nos chama a atenção por vários aspectos. Como é vista essa abordagem dentro do espaço educacional? Relacione com o vídeo e o texto “Notas para uma teoria construtivista da inteligência”.
D – É vista como uma inteligência natural e individual, em que a socialização seria apenas parte do processo de evolução cognitiva.
...