IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO.
Por: mariaeliza77 • 11/10/2016 • Resenha • 665 Palavras (3 Páginas) • 895 Visualizações
Universidade Cruzeiro do Sul
Pedagogia-EAD
2016
Universidade Cruzeiro do Sul
Pedagogia-EAD
AP II : IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO.
2016
SUMÁRIO
1- IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO................................................................................................42-REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................................6
Importância do letramento no processo de alfabetização
Durante muito tempo a alfabetização baseava-se no ato de saber ler e escrever, não dando importância com a compreensão do que era lido, ou seja, o letramento. As práticas não tinham muito valor. Com as constantes transformações na área educacional o professor teve que encontrar novos métodos para transmitir aos alunos os conteúdos a serem repassados. Os métodos que eram repassados antigamente já não surgem mais efeito na educação. Para que a alfabetização ocorra, é preciso de um método de acordo com a realidade dos seus alunos.
Ao iniciarem o processo de alfabetização as crianças estão cheias de curiosidade e neste momento que se deve estimular a leitura e o contato com a escrita. É de grande importância que o professore saiba o escolher o método de alfabetização, dando valor por um que faça sentido para a criança. Segundo Carvalho (2008, p. 46) para a aplicação dos métodos a professora deve:
Para a professora, seja qual for o método escolhido, o conhecimento das suas bases teóricas é condição essencial, importantíssima, mas não suficiente. A boa aplicação técnica de um método exige prática, tempo e atenção para observar as reações das crianças, registrar os resultados, ver o que acontece no dia-a-dia e procurar soluções para os problemas dos alunos que não acompanham.
Seja qual for o método escolhido, o professor deve ter conhecimento das suas bases teóricas. Para que este método se torne eficaz e necessário pratica, tempo e atenção. Se um método não der certo para aquela turma. È necessário trocá-lo porque um método pode ser bom para alfabetizar uma criança, porém, pode não ser o melhor para a aprendizagem da outra. E cabe ao professor ver e aplicar o método melhor para que ocorra a aprendizagem.
Até a década de 80, o objetivo maior no Brasil era a alfabetização, foram adotados vários métodos, mas sempre com o mesmo pressuposto – o de que a criança, para aprender o sistema de escrita, dependeria de estímulos externos selecionados ou criados pelo professor. É necessário reconhecer que alfabetização sendo entendida como a aquisição do sistema convencional de escrita ,difere de letramento entendido como o desenvolvimento de comportamentos e habilidades de uso competente da leitura e da escrita. Mas não devemos pensar que são diferentes embora distintos, alfabetização e letramento são interdependentes e inseparáveis eles caminham juntos. Devemos alfabetizar letrando. O aluno está alfabetizado e letrado quando conhece o código, consegue usá-lo para decodificar e codificar as palavras.
...