TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INCLUSÃO E RECONHECIMENTO DA PESSOA SURDA

Por:   •  21/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 2

INCLUSÃO E RECONHECIMENTO DA PESSOA SURDA

O surdo na sociedade atual, assim como pessoas portadoras de outras deficiências, estão sendo vistos, ainda que timidamente, como participativos na sociedade, alcançando espaços, que há tempos considerados inadequados ou incapazes. São pessoas com capacidades para trabalhar, desenvolver projetos, estudar, se relacionar socialmente, viver, como qualquer outro cidadão.

Pode parecer algo simples, uma atitude comum ou até mesmo sem importância para quem não possui a deficiência, mas poder ir ao cinema, ao teatro ou qualquer outro evento público é um avanço na conquista dos direitos à pessoa com deficiência auditiva.

A inclusão em sala de aula, frequentar uma escola regular mas com sala de aula apropriada e profissionais preparados é um direito não só garantido em lei, mas também um avanço que quebra paradigmas em relação ao preconceito e à falta de informação.

A pesar do reconhecimento, das lutas e avanços na aceitação e inclusão da pessoa surda, ainda há muito o que se fazer.

A Língua Brasileira de Sinais é uma língua que tem ganhado espaço na sociedade por conta dos movimentos surdos em prol de seus direitos, é uma luta de muitos anos que caracteriza o povo surdo como um povo com cultura e língua própria que sofre a opressão da sociedade majoritária impondo um padrão de cidadão sem levar em conta as especificidades de cada um destes cidadãos. Sendo assim, através de anos de luta o povo surdo conquistou o direito de usar uma língua que possibilitasse não só a comunicação, mas também sua efetiva participação na sociedade. No entanto, para que esta participação seja efetiva é preciso difundir a língua, a cultura e a concepção de mundo dos surdos.

A tecnologia vem à favor da pessoa surda, aumentando a capacidade de comunicação, logo que se utiliza o visual, possuem um significativo acesso à informação, podendo pesquisar coisas e aprendendo mais, algo que precisa ser aprimorado principalmente no ambiente escolar.

Iniciativas tecnológicas e humanas estão sendo inseridas no cotidiano do deficiente auditivo, como por exemplo, o uso de intérprete em libras em eventos públicos, a obrigatoriedade de salas de cinema com filmes legendados.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

É claro que com o avanço tecnológico no mundo todo, se fazer uso de tais tecnologias é progresso garantido, também para a pessoa com deficiência, mas as iniciativas humanas ainda fazem a diferença maior. Poder contar com um intérprete em libras em todos os espaços públicos, restaurantes, bancos, teatro, cinema, escolas, transporte público, aeroporto, rodoviárias, hospitais, ter o seu direito garantido em lei protegido, facilitaria a vida da sociedade em geral e viver num mundo acessível à todos não deve ser considerado um sonho impossível.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Sites:

WWW.cultura-surda.com.br

WWW.uol.com.br/notícias

WWW.andef.org.br

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (117.9 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com