INCLUSÃO: UM DESAFIO A SER CONQUISTADO
Por: Livia Machado • 11/6/2018 • Relatório de pesquisa • 638 Palavras (3 Páginas) • 205 Visualizações
INCLUSÃO: UM DESAFIO A SER CONQUISTADO
BARRETO, Elione Machado. Ru: 1203628
POLO FEIRA DE SANTANA
UNINTER
Resumo
Esse artigo traz a vivência do que vivemos hoje e como nós agimos diante de tal situação, onde envolve família e escola, muitas vezes estamos em busca de respostas para algo que é difícil de lhe dar e no meio de tantas respostas acaba por ser ignorantes e não aceitando as crianças especiais em sala de aula, pois isso nos deixa frustada e muitas vezes nos sentimos prepotente achando que não tem capacidade de ensinar tal aluno, sendo que todos tem sua capacidade e necessita ser incluída dentro da escola.
Palavra chaves: escola. Inclusão. Família
Introdução
Hoje em dia esta sendo mais fácil de conseguir ser incluído na escola por conta da lei que obriga todas as escolas a aceitarem pessoas com necessidades especiais, pois antigamente era mais difícil, as crianças sofriam o rejeito e os pais também acabavam sofrendo por conta disso ou até mesmo se sentido culpados por terem filhos especiais.
Era bem difícil fazer com que essas pessoas fossem a determinados locais e se sentisse incluídos na sociedade, até mesmo por conta de seus próprios colegas, por terem um olhar diferente em relação a elas serem diferentes o que faz com que se afastem desse individuo não querendo mais saber de brincar.
Desenvolvimento
Muitas vezes o motivo de exclusão acontece por parte da própria família de não aceitar que seu filho ou outros, tem um problema onde vai ter que ser carregado pro resto da vida, ao invés de correr atrás de tratamento fica se martirizando e até mesmo humilhando a criança, sem ela saber ou entender o motivo de tanta humilhação. Quando parte pro âmbito escolar já é mais uma tristeza pois quando se trata de inclusão é dever da escola receber esse aluno de braços abertos e fazer o possível para que se garanta pelo menos 80% do que for imposto na sala de aula, dependendo da deficiência que ela tenha, é dever da escola observar todos os alunos inclusive o quais necessita ser incluídos e aceitos pela sociedade.
Na escola, para que se torne possível a redução dos obstáculos que impedem tal indivíduos de desempenhar com sucesso a atividade e participar totalmente da sociedade, é necessário que por parte do professor haja uma criatividade e um bom senso no seu cotidiano escolar, onde se torne fundamental para o aprendizado de crianças especial. Para isso a escola tende de exercer seu papel e disponibilaz cursos para que os professores se tornem capacitados.Podemos ver isso claramente em SERRA:
O professor deve ser assessorado na construção dos saberes que envolvem a educação portadores de necessidade especiais, a fim de que a educação inclusiva de fato promova a aprendizagem de seus alunos e desenvolvimento de suas possibilidades. (SERRA.2016.p.31).
Se todas as escolas disponibilizassem para seus profissionais cursos para aperfeiçoar seus funcionários talvez seria mas fácil de saber como lhe dar com alunos especiais não teriam muitas dificuldades e saberia resolver todas e qualquer situação para que essa criança não sofra bulling na escola ou fora dela, pois independente de tudo, nós somos todos iguais e merecem ser recebidos por todos e em todos os lugares.
Conclusão
Cada dia que passa podemos reparar que a família na maioria dos casos acaba atrapalhando o desenvolvimento do seu filho e querem que eles tenham um tratar diferentes dos outros alunos, mais se for dessa forma ela estará prejudicando o seu filho, pois a professora sabe a maneira de agir com cada aluno e as atividades a serem feitas por cada um, sem esquecer que a atividade de uma criança sem deficiência é a mesma atividade pra uma criança especial, porém mais explicada.
...