INTELIGÊNCIA EMOCIONAL VALORIZANDO A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL COMO UM NOVO PARADIGMA DA PEDAGOGIA
Por: alineperalva • 23/11/2017 • Projeto de pesquisa • 1.046 Palavras (5 Páginas) • 404 Visualizações
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE CRUZEIRO
ALINE CLOTILDE RODRIGUES
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL VALORIZANDO A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL COMO UM NOVO PARADIGMA DA PEDAGOGIA
CRUZEIRO - SP
2017
ALINE CLOTILDE RODRIGUES
A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL VALORIZANDO A EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL COMO NOVO PARADIGMA DA PEDAGOGIA
Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Humanas de Cruzeiro, em cumprimento à exigência parcial para Orientação Específica do Prof. Esp. Daniel Marcos Vieira.
CRUZEIRO - SP
2017
APRESENTAÇÃO
O presente trabalho tem como tema a Inteligência emocional e a importância da educação socioemocional nos dias atuais como um novo paradigma da pedagogia, onde as crianças podem reelaborarem criativamente sentimentos e conhecimentos. Os desenvolvimentos da inteligência emocional e das habilidades socioemocionais dão base para um melhor aprendizado e para a formação de cidadãos melhores com a finalidade de diminuir conflitos que as sociedades modernas apresentam, como a ditadura da beleza, da moda, o consumismo, as síndromes como a síndrome do pensamento acelerado, a falta de diálogo, a baixa autoestima, a depressão, são alguns dos exemplos a que nossa sociedade tem sido submetida. Além disso, as guerras, fome, racismo, tráfico e dependência de drogas, destruição da natureza e meio ambiente mostram como o mundo está doente. Mostra como a nossa sociedade não aprendeu a evoluir e usar as funções mais nobres da inteligência para gerenciar as emoções, pensamentos e comportamentos. Enfim a maioria dos seres humanos não aprendeu a pensar com espécie, por isso insistem em se dividir em grupos, a se classificar entre brancos e negros, pobres e ricos, cultos e analfabetos. Por isso precisamos urgente remodelar as escolas, os professores e o aprendizado em busca da formação de novos pensadores, de seres humanos que faça a diferença no mundo.
A presente investigação, portanto, parte do seguinte problema de pesquisa: qual a importância do desenvolvimento das habilidades socioemocionais no aprendizado para a formação das crianças como novo paradigma da pedagogia?
Aventa-se a hipótese de que por meio dessa educação socioemocional, as crianças aprendam conceitos, técnicas, atitudes que desenvolvam habilidades diversas, além das tradicionais, como aprender português e matemática, integrando aspectos cognitivos, sociais e emocionais.
Defende-se também a hipótese de que a inteligência emocional já existe dentro de cada um, mas é preciso aprender a desenvolvê-la e colocá-la em prática. O que devemos fazer é possibilitar aos estudantes conhecerem e administrarem suas emoções e sentimentos, transformando os sentimentos negativos como raiva, ira, tristeza, medo em sentimentos positivos de afeto, alegria, otimismo e amor e com isso trabalhar suas perdas e frustrações, dominando suas emoções e conquistando assim mais qualidade de vida.
OBJETIVOS
- Objetivo Geral da Pesquisa:
- Investigar como a educação socioemocional no ambiente escolar, como um novo paradigma na Pedagogia, pode ser relevante na formação das crianças, não só na sua trajetória educacional, mas em suas vidas de forma geral, promovendo qualidade de vida e saúde psíquica, beneficiando professores, alunos e família na busca de melhorias de aprendizagem, redução da violência nas escolas, aprimoramento das relações interpessoais para a formação de cidadãos autônomos e indivíduos mais saudáveis.
- Objetivos Específicos:
- Descrever para tanto as características da inteligência emocional e como ela pode ajudar no cotidiano dos alunos no ambiente escolar e familiar.
- Descrever técnicas de como estimular as funções mais importantes da inteligência dos alunos como: pensar antes de agir, colocar-se no lugar do outro, trabalhar perdas e frustrações, gerenciar pensamentos, desenvolver a consciência critica e ainda investigar técnicas de como estimular as características básicas do caráter como: perseverança, honestidade, tolerância, solidariedade, disciplina.
JUSTIFICATIVA
A relevância da pesquisa possui tripla dimensão: científica, social e pessoal. No que concerne à contribuição ao conhecimento científico, qualquer estudo que se preocupe em colocar em relevo novas abordagens sobre como trabalhar melhor o desenvolvimento pessoal e emocional de nossas crianças ou que ampliem as abordagens já existentes, é pertinente, uma vez que a educação socioemocional propõe-se a uma nova postura existencial, cujo paradigma é um novo sistema de viver saudável e prevenir doenças ao em vez de tratá-las.
...