Importância dos Campos de Aplicação da Psicomotricidade e a psicomotricidade no campo da prática na educação infantil
Por: MariaTherezaclr • 7/5/2018 • Trabalho acadêmico • 526 Palavras (3 Páginas) • 395 Visualizações
Importância dos Campos de Aplicação da Psicomotricidade e a psicomotricidade no campo da prática na educação infantil.
Sabemos que a psicomotricidade atua no campo da disciplina educativa, reeducativa e terapêutica, que tem como importância enfatizar a relação entre motricidade, mente e afetividade, promovendo assim a aproximação global do sujeito por meio de uma técnica. Trata-se de uma pratica que lembra a concepção do desenvolvimento, ou seja, maturidade biológica coligada a do psiquismo com suas cognições de habilidades de formação e abstração, bem como sua racional influência nas interdependências sociais. Deste modo a psicomotricidade é um termo aplicado para uma percepção de movimento organizado e associado, em cargo das experiências vividas pelo individuo cuja atuação é resultante de sua personalidade, sua linguagem e sua socialização.
A Psicomotricidade existe nos menores gestos e em todas as atividades que desenvolve a motricidade da criança, visando ao conhecimento e ao domínio do seu próprio corpo. Por isso dizemos que a mesma é um fator essencial e indispensável ao desenvolvimento global e uniforme da criança. A estrutura da Educação Psicomotora é a base fundamental para o processo intelectivo e de aprendizagem da criança. O desenvolvimento evolui do geral para o específico; quando uma criança apresenta dificuldades de aprendizagem, o fundo do problema, em grande parte, está no nível das bases do desenvolvimento psicomotor.
Durante o procedimento de aprendizagem, os subsídios fundamentais da psicomotricidade são empregados com freqüência. O desenvolvimento do Esquema Corporal, Lateralidade, Estruturação Espacial, Orientação Temporal e Pré-Escrita são essenciais na aprendizagem; uma dificuldade em um destes elementos irá prejudicar uma boa aprendizagem.
Na educação infantil, a prioridade deve ser auxiliar a criança a ter uma percepção adequada de si mesma, entendendo suas viabilidade e restrições concretas e ao mesmo tempo, ajudá-la a se expressar corporalmente com maior liberdade, dominando e aprimorando novas capacidades motoras. O jogo é a principal ferramenta para desenvolver aspectos cognitivos e psicomotores, pois a criança aprende a utilizar o seu corpo pelo meio dos movimentos de uma maneira lúdica, ou seja, se divertindo com jogos o mesmo desenvolve gradualmente vários subsídios que compõem a psicomotricidade.
Kyrillos e Sanches completam dizendo que,
Na Educação Infantil começamos a exploração intensa do mundo, das sensações, das emoções, ampliando estas vivências como movimentos mais elaborados. A linguagem corporal começa então, a ser substituída pela fala e pelo desenho, no entanto, é essencial que continue sendo explorada. O trabalho com movimentos e ritmos, de grande relevância para a organização das descobertas feitas, torna-se mais sofisticado. Nesta etapa, a atenção é voltada para o desenvolvimento do equilíbrio e de uma harmonia nos movimentos (2004, p.154).
Na Educação Infantil a criança tem que ser criança, poder brincar, amar, conhecer interagir, pois a criança se desenvolve brincando, por isso o desafio e o faz-de-conta, necessitam estarem presentes firmemente na prática escolar. Enfim, a psicomotricidade quer exatamente enfatizar a
...