Importância do planejamento da gestão escolar
Artigo: Importância do planejamento da gestão escolar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pamella987456321 • 15/5/2014 • Artigo • 942 Palavras (4 Páginas) • 269 Visualizações
1- INTRODUÇÃO
Podemos dizer que a educação é a chave principal para a construção de vida e até mesmo da personalidade de uma pessoa, é notório que, a pessoa que tem certo grau de estudo tem mais facilidades tanto no ramo profissional como na vida pessoal.
Planejar a gestão escolar faz parte da história do ser humano, pois o desejo de transformar sonhos em realidade objetiva é uma preocupação marcante de toda pessoa. Em nosso dia-a-dia, sempre estamos enfrentando situações que necessitam de planejamento, mas nem sempre as nossas atividades diárias são delineadas em etapas concretas da ação, uma vez que já pertencem ao contexto de nossa rotina. Entretanto, para a realização de atividades que não estão inseridas em nosso cotidiano, usamos os processos racionais para alcançar o que desejamos. As idéias que envolvem o planejamento da gestão escolar são amplamente discutidas nos dias atuais, mas um dos complicadores para o exercício da prática de planejar parecem ser a compreensão de conceitos e o uso adequado dos mesmos.
Assim, é necessário que cada segmento da escola, representada por pais, professores, funcionários, alunos e especialistas, selecione um problema que, segundo sua opinião, está afetando a escola.
2- DESENVOLVIMENTO
Com base na charge e no vídeo disponibilizado pude notar que para o ensino melhorar ainda mais é preciso em primeiro lugar que o grupo de educadores da escola sinta e assuma a necessidade de transformar a realidade da escola da sociedade e conceba o planejamento como um dos meios a serem utilizados para efetivar esta transformação, pensando sempre é claro na formação e no aprendizado do aluno. Hoje, estamos vivendo em uma sociedade onde valores estão sendo cada vez mais questionado, há uma pluralidade de culturas e, além disso, cobra-se da escola uma formação para a cidadania, para a tolerância e para a diversidade cultural. Vale ressaltar, também que esse papel de formação não vale somente para os educadores, mas também para os familiares que devem ensinar a base a seus filhos. Em contrapartida, a busca por respostas imediatas, a competição exacerbada e um mundo globalizado são alguns dos fatores que estão presentes no dia-a-dia de qualquer ser humano e que, por conseguinte, geram uma preocupação muito grande. À escola e aos profissionais da educação tem sido dada a tarefa de problematizar essa realidade e encontrar meios que desafiem os preconceitos, respeitem as diferenças e valorizem as diversas culturas. Não pode ser deixado de destacar também a pedagogia da autonomia que é um processo de ensino para a libertação e independência com responsabilidade social e político. Onde apresenta interesse, valores, escolhas, decisões e idéias para formar ser humano ético e político, capaz de entender uma sociedade através de uma visão menos injusta, menos malvada, mais democrática, menos discriminatória, menos racista. Outro meio de formar sujeitos éticos-politicos através da educação é a escola contribuir para o processo de humanização dos indivíduos, ajudando a criar seres autônomos e atuantes, capazes de confiar no seu histórico particular, desenvolver esta confiança com ações de respeito, de democracia e ter a responsabilidade sobre seus atos e assumi-los; ter a transparência em sua fala e a coerência em suas ações.Diante disso, à medida que a escola vai se tornando o mais legitimo espaço na sociedade moderna para a formação de sujeitos éticos, ela terá de ser antes de mais nada, é necessário investir na educação para formar uma sociedade mais harmoniosa, com indivíduos
...