Inclusão Social E Escolar Das Pessoas Surdas
Por: priscilastaub • 6/5/2023 • Trabalho acadêmico • 507 Palavras (3 Páginas) • 73 Visualizações
INCLUSÃO SOCIAL E ESCOLAR
DAS PESSOAS SURDAS
Priscila de Moraes Staub¹
Arislane Aparecida Coelho²
RESUMO
O objetivo desse trabalho de pesquisa bibliografia, foi buscar informações sobre como a comunidade surda está sendo incluída na sociedade. Seus limites e desafios, derrotas e conquistas. E descrever como se comunicar com quem não consegue ouvir. É através da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), que os surdos se comunicam, que expressam suas vontades e desejos. Os ouvintes não estão sendo preparados para interagir com essa demanda que a cada dia cresce mais dentro da sociedade. Na vida escolar os surdos também sofrem com essa difícil missão de se comunicar com os seus colegas de classe. Entretanto, percebeu-se também nesta pesquisa, que algumas empresas têm se qualificado para receber e facilitar a comunicação entre ouvintes e surdos. Algumas Leis também foram criadas para favorecer a vida das pessoas com deficiência, mesmo assim, está longe de tudo acontecer como descreve as Leis, os Decretos e o Estatuto. Cabe a sociedade refletir e acolher com mais empatia essa comunidade.
Palavras-chave: sociedade, inclusão, mercado de trabalho, educação, surdo
1 INTRODUÇÃO
Inclusão social e escolar das pessoas surdas. Muito tem se falado nos últimos tempos, da inclusão das pessoas com deficiência no contexto escolar e na sociedade como um todo. Os surdos que em sua grande maioria não possuem limitações físicas ou intelectuais também fazem parte desse grupo e da mesma forma necessitam de auxílio para efetivamente se integrarem a sociedade e poderem frequentar as escolas ou eventos, ou ainda conseguirem um lugar no mercado de trabalho. Como será a vida cotidiana do surdo? Quais são os principais obstáculos e suas conquistas no mercado de trabalho? E ainda, como conseguir realizar efetivamente a inclusão dos deficientes auditivos na sociedade?
Uma das formas de incluir este grupo na sociedade é conhecer e difundir a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) de forma a acabar com os preconceitos criados ao longo da História. Ao longo da vida essas pessoas enfrentam muitas dificuldades que influenciaram seu pleno desenvolvimento.
O conhecimento da língua pode contribuir para a sua divulgação, bem como para inclusão escolar e social dos deficientes auditivos, permitindo que exista uma comunicação padronizada e que facilite o entendimento e a interação dos envolvidos no processo. Para a concretização deste Paper, foi realizada a pesquisa bibliográfica.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
No Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), são cerca de mais de 10 milhões de pessoas, com diferentes níveis de surdez. Dentre as quais 2,7 milhões de pessoas são totalmente surdas. Muitos trabalham, estudam, vão ao shopping, fazem compras e formam suas famílias. Muitos sofrem preconceitos e enfrentam ao longo da vida diferentes desafios, e são muitas vezes ridicularizados por vários indivíduos, até mesmo por seus familiares.
É comum encontrarmos na sociedade
...