Inclusão da língua brasileira de sinais (libras) nas classes comuns de ensino regular
Pesquisas Acadêmicas: Inclusão da língua brasileira de sinais (libras) nas classes comuns de ensino regular. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: merelu • 24/10/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 934 Palavras (4 Páginas) • 479 Visualizações
1. Tema
INCLUSÃO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) NAS CLASSES COMUNS DE ENSINO REGULAR.
1.1 Delimitações do tema:
Através do planejamento e desenvolvimento de atividades buscar situações em que os alunos trabalhem a cooperação entre eles, que venham a experimentar situações do dia a dia de forma desafiante para transporem as barreiras impostas pela sociedade e venham aprender, respeitar e a valorizar as diversidades por eles encontradas.
O Projeto de Inclusão da Língua de Sinais em classes comuns de ensino regular somente irá contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento dos vínculos com a inclusão nas unidades regulares de ensino.
2. Problema e Questões de Pesquisa
Quando crianças notam que uma pessoa se comunica de maneira diferente dentro das unidades regulares de ensino ocorre o surgimento da curiosidade por esta maneira diferente de comunicação.
Esta curiosidade leva a inquietações, então porque não aproveitar efetivamente esta oportunidade deste convívio com pessoas surdas que dominam LIBRAS e assim favorecer inclusão entre toda comunidade escolar?
3. Justificativa:
A evolução da sociedade e os discursos sobre os direitos humanos nos fazem pensar em novas possibilidades de ensino.
As teorias de Jean Piaget e Vygotsky, ambas destacam um papel determinante da interação do sujeito com o mundo que o cerca.
A LIBRA Língua Brasileira de Sinais torna-se um recurso imprescindível para que haja a comunicação entre pessoas surdas com as demais de sua convivência, tornando-se base facilitadora dessa interação e convivência.
4. Objetivo Geral
Promover o aprendizado e desenvolvimento da Língua Brasileira de Sinais, e a inclusão da diversidade em classes comuns, visando o respeito e valorização das diferenças.
4.1 Objetivos Específicos
a) Favorecer o processo de Inclusão Educacional desafiando os preconceitos para aprender a aceitar as diferenças;
b) Reconhecer e valorizar a diversidade;
c) Promover o aprendizado de LIBRAS de maneira cooperativa e procurar o envolvimento de toda a comunidade escolar nas mais diversas e variadas atividades.
5. Metodologia
Na escola onde esse projeto for realizado as aula se desenvolverão em classes comuns, algumas vezes por semana e com duração de uma aula normal ,ou seja 50 minutos.
Os conteúdos ensinados deverão adequar-se ao nível de cada turma trabalhada.
De início os conteúdos das turmas
...