Infância Sabida
Por: michellynhah • 1/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.992 Palavras (8 Páginas) • 228 Visualizações
INFÂNCIA [pic 1]
SABIDA!
EDITORIAL
Caro Aluno! Esse Jornal se destina á você criança de dez á onze anos,
que procura ser mais “sabido”. Este trará informações para os cuidados com a sua
saúde, curiosidades sobre sua cidade e também sobre como era a infância antigamente,
vamos aprender sobre a importância da música nas gerações.
Com esta leitura é esperado que você possa se divertir, interagir e aprender ainda mais.
Jornal: INFÂNCIA SABIDA Colunistas: CORUJINHAS Acadêmicas: Ana Carolyne Mendes Amanda Marquevitz Michelly Fernanda de Borba 1ª Edição: ANHANGUERA EDUCACIONAL. |
[pic 2]
DICAS DAS CORUJINHAS [pic 3] SAÚDE: HIGIENE PESSOAL - Devemos todos os dias escovar nossos dentes após as refeições para nos prevenir contra problemas bucais como a carie! - Devemos lavar as nossas mãos antes e após o uso do banheiro, para prevenir que nosso corpo entre em contato com bactérias indesejáveis! - Devemos também todos os dias tomar um belo banho para manter nosso corpinho limpo e cheiroso! - Devemos manter nossas unhas sempre cortadas, para que as bactérias não possam se esconder de baixo delas! VAMOS CUIDAR BEM DO NOSSO CORPINHO! |
CURIOSIDADES SOBRE NOSSA LINDA CIDADE JOINVILLE
Sabia que nossa cidade tem nome de realeza?
Nossa cidade foi um presente de casamento entre o príncipe Françoais e a princesa Francisca Carolina, por isso ela veio a se chamar de Joinville Cidade dos Príncipes, eles também receberam uma casa para virem residir aqui, mas nunca vieram a conhecer nossa cidade, e no local de sua casa hoje se encontra o museu dos imigrantes!
[pic 4] [pic 5]
Príncipe Françoais e Princesa Francisca Carolina, e a rua das palmeiras onde hoje se localiza o museu dos imigrantes.
JOINVILLE PELO OLHAR DA FOTOGRAFIA
A fotografia é uma rica fonte de informação para a reconstrução do passado.
As fotografias assim como as pinturas, se tratam de um recorte ou “congelamento” de um instante, para que as pessoas que estão visualizando este recorte entenda o memento vivido, essas fotografias podem vir com legendas. Como as que estão abaixo sobre nossa cidade no tempo passado e no tempo atual, pelo olhar da fotografia.
[pic 6][pic 7]
Imagem da rua dos Príncipes no ano de 1930. Imagem da Rua dos Príncipes atualmente.
JOINVILLE CIDADE QUE CONTA SUA HISTÓRIA ATRAVÉS DE SEUS MUSEUS.
Nossa cidade está repleta de museus que contam sua história de forma diversificada, museus esses que mantêm os registros de fatos e acontecimentos que marcaram e construíram o que hoje conhecemos como nossa tão graciosa Joinville. Os museus são muito importantes para que possamos conhecer a história de uma forma viva, um dentre tantos, é o Museu da Casa Fritz Alt. Fritz foi um artista Alemão que veio desenvolver seu dom aqui e deixou pela cidade várias de suas obras representando a história de Joinville. Fritz desenvolvia seus trabalhos com bustos, pinturas e também mosaicos, no passar das ruas de Joinville podemos encontrar algumas de suas obras como o busto da princesa Francisca Carolina, localizado na Rua das Palmeiras, ou o monumento em homenagem aos colonizadores, localizado na Praça da Bandeira.
[pic 8] [pic 9]
Busto da Príncesa Francisca Carolina Monumento em homenagem aos Colonizadores
MAPA MENTAL
Quando falamos em mapas pensamos em vários tipos, o mapa de tesouro, o mapa do mundo, mapas geográficos, mapas para trânsito, entre outros. Mas também existe o mapa mental, e o que é um mapa mental? É um mapa que criamos com a nossa mente, de um lugar onde estamos ao lugar onde queremos chegar, ou de como nossa casa se divide, de como é nossa escola. Esse mapa se constrói através de registro de imagens dos lugares ou pontos de referência que vemos, ou de ruas que passamos, e através desses registros conseguimos descrever lugares, nos localizar ou chegar ao local desejado.
VAMOS INTERAGIR!
Desenhe no quadro abaixo um mapa mental, demonstrando o caminho que você faz de sua casa para a escola e abaixo do mapa descreva uma legenda:
Legenda:
VAMOS BRINCAR?
Logo que pensamos em crianças pensamos também em brincadeiras, criança para ser criança precisa brincar. Você sabia que a brincadeira é instrumento magnífico no seu processo de desenvolvimento, a brincadeira auxilia nosso crescimento através do desenvolvimento cognitivo, desenvolvimento motor, desenvolve o raciocínio lógico, capacita a agilidade para fazermos multitarefas, entres outros. Hoje vemos muitas brincadeiras que se perderam no tempo e deram o seu lugar as brincadeiras e jogos tecnológicos, precisamos redescobrir as velhas e tão boas brincadeiras que muitas vezes nossos pais tiveram em sua infância. Vamos ver se você reconhece algumas dessas brincadeiras:
...