TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JORNAL PRÁTICAS INCLUSIVAS

Por:   •  17/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  740 Palavras (3 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

pedagogia

Lais Pereira MARTINS

BARBARA RAFAELA PEREIRA DA SILVA

REGINA DA SILVA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR GRUPO

Petrolina-PE

2015


lAIS PEREIRA MARTINS

BARBARA RAFAELA PEREIRA DA SILVA

REGINA DA SILVA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR GRUPO

O pedagogo e as práticas inclusivas

Trabalho de Pedagogia apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Educação e Tecnologias; Educação Inclusiva e

Libras; Pedagogia em espaços escolares e não

escolares; Educação, Cidadania e Diversidade:

relações étnico-raciais; Seminário III.

 Orientador: Prof.

 Proª. Cyntia Simioni França;

 Proª. Proª. Marlizeti B. Steinle;

 Proª. Sandra M. Vedoato;

 Proª. Vilze Vidotte Costa;

 Proª. Fábio Luiz da Silva;

 Proª. Sandra Regina dos Reis;

                                                                                 Proª. Taíse  Nishikawa;

[pic 2]

Petrolina-PE

2015

[pic 3]

EDUCAÇÃO INCLUSIVA:     A ESCOLA E A ACESSIBILIDADE

Assegurar a todos a iguadade de acesso a escola, é um direito que está previsto na constitução desde 1988, mas que ainda não é uma realidade para muitas crianças e jovens, falta de escolas inclusivas a todos, é preciso melhorar a infraestrutura das escolas, capacitar os profssores para que o aluno não se sinta excluido e desestimulado dentro da escola.

Para que o aluno com deficiência posssa se sentir inclusso dentro da escola, é preciso que a instituição esteja preparada para garantir um ensino de qualidade, tenha uma estrutura  fisica que acolha as necessidades e potencialidades de cada um.  

             www.google.com.br/search?=educa[pic 4]

A DIVERSIDADE E O PRECONCEITO NA ESCOLA

Em meio à sociedade contemporânea ainda existem paradigmas de juízo negativo relacionados à diversidade.  Os pais e os educadores devem intervir para mostrar que é preciso aceitar as diferenças e conviver em harmonia com elas.  O diferente pode gerar medo, insegurança, amor, rejeição, curiosidade e despertar bons ou ruins conceitos e atitudes, dependendo da manifestação desse preconceito.  O preconceito pode estar ligado há varias questões, como racial, de gênero, a diversidade humana e a indivíduos especiais.  

Segundo a escola de Aplicação, situada no Campus Universitário de Pernambuco o corpo docente deve ter um olhar atento e múltiplo para garantir o acesso de todos a cidadania plena e buscar agregar representações sociais para auxilia-los na intervenção educativa, estabelecendo interações cotidianas por longos períodos entre pessoas de credos, costumes, culturas e origens muito distintas, a instituição deve cumprir o papel de educadora da igualdade. 

O USO DAS TECNOLOGIAS NAS ESCOLAS: contra ou a favor

De acordo com pesquisas feitas com os especialistas, o uso das tecnologias nas escolas veio para facilitar o aprendizagem dos alunos, pois estamos em um mundo onde a tecnologia é de extrema importância para toda e qualquer ação dos seres humanos, lembrando que ela não constrói nada, é uma ferramenta, quem faz a diferença é o professor e aluno.

Visando assim algumas escolas de Petrolina-PE, adotaram um laboratório de informática, onde os professores fazem um reforço com os alunos de baixo rendimento utilizando  jogos educativos em telas interativas, tabletes e computadores.

Vários professores aprovam essa didática, pois eles dizem que eles adoram e se interessam pelas atividades, assim se esforçando. É o caso da Escola Moises Barreto dos Santos os professores, alunos e pais adoraram essa ideia, pois meninos que não estavam alfabetizados, conseguiram chegar ao fim do ano alfabetizados e a professora que entrevistamos afirma: ¨Sem duvidas essa é uma metodologia de sucesso, uma ferramenta excelente, que com o tempo nos mostra resultados. alinerizzo-evs-usp.blogspot.com[pic 5]

ECA (O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE): um sonho ainda a ser concretizado no espaço escolar

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é uma lei federal (8.069 promulgada em julho de 1990), que trata sobre os direitos das crianças e adolescentes em todo o Brasil. Infelizmente não é o que ocorre em todas as escolas, por muitas vezes, ainda com toda proteção às crianças e aos adolescentes, a delinquência é uma realidade social, principalmente nas grandes cidades, sem previsão de término, fazendo com que tenha tratamento diferenciado dos crimes praticados por agentes imputáveis.  [pic 6]

   alinerizzo-evs-usp.blogspot.com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (200.7 Kb)   docx (188.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com